CEOs enfrentam cenário complexo na era das redes sociais e da informação compartilhada
Pesquisa apresentada no evento Aberje Trends 2023 mostra que 47% dos gestores de comunicação das empresas fazem parte do próprio board das companhias
Quem almeja chegar a um dos cargos mais altos de uma organização precisa ter em mente que os tempos mudaram. "Não se pode mais ter a ilusão de um controle que não existe", afirma João Paulo Ferreira, CEO da Natura & Co América Latina. Para o executivo, um dos palestrantes da 7.ª edição do evento Aberje Trends, realizado nesta segunda-feira, 19, no Masp, o papel dos CEOs precisa ser encarado, cada vez mais, a partir de uma nova ótica.
"É muito mais o papel de um gestor, inclusive na área de comunicação, para amplificar os talentos e difundir conhecimentos", diz o executivo.
O mesmo levantamento também revela que 45% das áreas de comunicação das empresas consultadas estão subordinadas diretamente à presidência. Segundo Santos, 88 empresas da rede Aberje responderam à pesquisa.
O valor do orçamento estimado para a área de comunicação empresarial em 2023, também com base na consulta feita pela Aberje, está em cerca de R$ 35 bilhões, um crescimento de 3% em relação ao ano anterior. Em termos de comparação, em 2022, o mercado publicitário brasileiro movimentou R$ 74 bilhões.
"Nosso estudo mostra que, para continuarmos bem no mercado, devemos ser mais proficientes em análises preditivas de tendências de mídia e opinião; ser melhores no planejamento estratégico e na capacidade de mensuração e demonstração de retorno financeiro, criar conteúdos com dados e ter adaptabilidade às novas tecnologias", concluiu o executivo da Aberje.