Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Castelão inova em sistema de iluminação para Copa 2014

20 dez 2012 - 07h48
Compartilhar

Entregue com quatro meses de antecedência, o Arena Castelão, em Fortaleza, é o primeiro estádio construído para a Copa do Mundo de 2014 a ficar pronto no Brasil. Além de ter toda a infraestrutura estabelecida pela Fifa, como uma área externa pronta para receber eventos, a obra foi idealizada para ter iluminação eficiente e um planejamento que permite a instalação de painéis fotovoltaicos de captação solar que podem gerar até 2 MW de energia elétrica em um futuro próximo.

A obra foi idealizada para ter iluminação eficiente e um planejamento que permite a instalação de painéis fotovoltaicos de captação solar que podem gerar até 2 MW de energia elétrica. Construído em Fortaleza, é o primeiro estádio a ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014
A obra foi idealizada para ter iluminação eficiente e um planejamento que permite a instalação de painéis fotovoltaicos de captação solar que podem gerar até 2 MW de energia elétrica. Construído em Fortaleza, é o primeiro estádio a ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014
Foto: Divulgação


Todos os aparelhos elétricos do empreendimento são de alto rendimento e padrão, além de baixo consumo energético. A iluminação do estádio, por exemplo, é setorizada e isso evita que as lâmpadas fiquem acesas além do necessário. Também foram instalados cinco geradores, sendo quatro deles movidos a gás natural e apenas um a base de óleo diesel. De acordo com Luiz Alberto Pelegrino, gerente de projetos do Consórcio Castelão, a empresa está buscando a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para a Arena, que premia empreendimentos sustentáveis.



Foram instalados 332 projetores para iluminação do campo de futebol, cada um com potência de 2 mil watts. Para a área externa foram usados 19 postes de 28 metros de altura com 96 projetores, que juntos chegam a 1000 W. O grande diferencial está no tipo de geração de energia utilizada, já que não foram usados os "no breaks" que ficam ligados 24 horas por dia, como em outros empreendimentos do tipo. "Fizemos um acordo com a Companhia Energética do Ceará para que possam dar o suporte necessário aos refletores de vapor metálico de alto rendimento que iluminam o campo", explica Luiz Alberto Pelegrino, gerente de projetos do Consórcio Castelão. A obra é fruto da primeira Parceria Público Privado firmada pelo governo do estado.



"Executamos um ousado e eficiente planejamento de engenharia e o governo estadual apostou na alternativa econômica e administrativa mais viável para esta ação", destaca Silvio Andrade, presidente da Arena. De acordo com o executivo, houve preocupação com as questões de sustentabilidade durante a obra, com a criação de uma usina de reciclagem de concreto e a instalação de bacias sanitárias que gastam apenas 10% da água de sistemas comuns.



A inauguração oficial foi feita no dia 16 de dezembro com a presença da presidente Dilma Rousseff e show do cantor Fagner. A Arena tem 63.903 mil assentos e recebeu aporte de cerca de R$ 520 milhões. Deste montante, R$ 350 milhões foram financiados pelo governo federal. Na Copa do Mundo de 2014, o estádio vai sediar ao menos quatro partidas da fase classificatória e um dos jogos das quartas de final.



Economídia
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra