Caso das tarifas na Suprema Corte é o mais importante da história dos EUA, diz Trump
Declaração foi feita em entrevista à Fox News; Suprema Corte pode considerar ilegais tarifas impostas por ele a parceiros comerciais dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou nesta quarta-feira, 5, sobre o caso das tarifas que está em julgamento pela Suprema Corte - que pode considerar ilegais as alíquotas impostas por ele a parceiros comerciais dos EUA.
Em entrevista à Fox News, o presidente americano afirmou que "seria devastador perder o caso da Suprema Corte sobre tarifas, ele é o mais importante na história dos EUA".
Trump já havia classificado o caso como de extrema importância nesta semana em uma publicação na rede Truth Social. "Se um presidente não fosse capaz de usar o poder das tarifas de forma rápida e ágil, estaríamos indefesos, o que poderia levar até mesmo à ruína de nossa nação", defendeu.
A Suprema Corte dos EUA irá avaliar a legalidade da política econômica de Trump, com o uso de poderes de emergência para impor tarifas abrangentes a quase todos os parceiros comerciais dos EUA. Segundo especialistas, o caso é incerto, envolvendo complexas considerações jurídicas e políticas para os juízes.
Na entrevista, Trump também falou sobre a paralisação do governo americano, que alcançou o 36º dia, se tornando o mais longa da história do país. Ele disse que os democratas se tornaram "radicais e lunáticos", mas defendeu que os dois partidos devem colaborar na questão de assistência médica - um dos maiores impasses do chamado "shutdown".
Mais cedo nesta quarta-feira, em entrevista à Fox Business, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que está otimista com a decisão que será tomada pela Suprema Corte sobre a questão das tarifas de Trump. Ele sugeriu que existiam "questões urgentes" e, por isso, a política tarifária foi utilizada pelo presidente americano.