PUBLICIDADE

Casa Branca considera ex-CEO da PepsiCo, subsecretário do Tesouro para comandar Banco Mundial

15 jan 2019 - 20h00
Compartilhar
Exibir comentários

A Casa Branca considera a ex-presidente da PepsiCo Indra Nooyi, o funcionário do Departamento do Tesouro David Malpass, e Ray Washburne, presidente-executivo da Overseas Private Investment Corp (Opic), para liderar o Banco Mundial, disse uma autoridade do governo nesta terça-feira.

Indra Nooyi durante evento em Nova York
20/09/2017 REUTERS/Brendan McDermid
Indra Nooyi durante evento em Nova York 20/09/2017 REUTERS/Brendan McDermid
Foto: Reuters

O trio de nomes surgiu um dia após as autoridades afirmarem que Ivanka Trump, a filha do presidente Donald Trump, estava ajudando a liderar a busca por um novo presidente do Banco Mundial para suceder Jim Yong Kim, que está deixando o cargo em 1º de fevereiro.

Nooyi, que deixou sua posição na Pepsi em outubro, Malpass, que é subsecretário do Tesouro para assuntos internacionais, e Washburne, que é presidente-executivo da Opic desde agosto de 2017, estão entre os vários candidatos que estão sendo procurados para chefiar o Banco Mundial, disse a autoridade.

Os Estados Unidos, que têm participação majoritária no Banco Mundial, tradicionalmente escolhem o líder da instituição desde o seu início, em 1946.

Kim anunciou sua saída inesperada em 1º de fevereiro no início deste mês para se juntar ao fundo de private equity Global Infrastructure Partners, mais de três anos antes de seu mandato terminar em 2022, em meio a diferenças com o governo Trump em relação à mudança climática e a necessidade de mais recursos para o desenvolvimento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade