PUBLICIDADE

Saiba como agir em caso de pneu furado

16 mai 2013 - 07h24
(atualizado às 07h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Pneu furado precisa ser trocado, é óbvio. Mas e quando o motorista não pode parar por questão de segurança, o que fazer? Há limite para rodar? E quais riscos para as peças do veículo e para o motorista?

Os pneus radiais usados na maioria dos carros que estão no mercado brasileiro não foram feitos para rodar completamente murchos ou com pouco ar. Em caso de rodarem furados, totalmente vazios, podem deformar ou até mesmo rasgar completamente.

Cesar Maldonado, gerente de Serviços ao Consumidor da Continental Pneus, diz que ao perceber o pneu baixo o motorista precisa encontrar um lugar seguro para trocá-lo o mais rápido possível. É fácil perceber o problema. Geralmente o volante fica bem mais pesado. "Os pneus normais, quando perdem a pressão, provocam a perda da capacidade de manter o controle", explica Maldonado. O indicado, quando não se pode parar imediatamente, é rodar em uma velocidade muito baixa, cerca de 20km/h.

Para ajudar, a dica é acionar o pisca alerta e assim mostrar aos outros condutores que algo está errado. O recomendado é que se trafegue pelo acostamento, se houver, ou então o mais afastado da pista.

Com o pneu murcho, o motorista começa a ter problemas na frenagem. Ele terá mais dificuldade para desviar de outros veículos ou obstáculos. Se estiver em uma pista de velocidade alta, isso também poderá ser um sério risco de acidentes.

A partir do momento que o pneu perdeu a pressão, alguns metros depois ele já pode estar danificado e sai completamente da roda. Após a troca, o pneu precisa ser levado a um especialista para avaliar se ele sofreu algum dano e se pode ser usado novamente ou descartado.

E vale lembrar aquela recomendação básica, que muitos não cumprem: cuidar a calibragem do estepe para garantir que ele esteja cheio em caso de emergência. Também é importante a leitura do manual do proprietário para identificar onde está cada item que será usado na hora da troca do pneu, como macaco, chave de roda e triângulo de sinalização.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade