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Direção pesada pode ser por falta de óleo; entenda

14 jun 2013 - 07h24
(atualizado às 07h24)
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É na hora de estacionar que o motorista costuma dar mais valor à direção hidráulica dos carros. Mas se ela começou a pesar durante as manobras, fique atento para a situação do óleo da direção. Assim como no caso do motor, o lubrificante precisa estar no nível e sem contaminação.

Os carros com direção hidráulica têm um reservatório junto ao motor para o óleo. Varia de modelo para modelo, mas quase todos têm um nível, que pode ser em uma vareta presa à tampa ou marcações no próprio recipiente. O lubrificante deve estar entre o máximo e mínimo. Nem mais nem menos.

“É importante verificar o nível regularmente (semanalmente e sempre antes de longas viagens). O nível deve ser verificado com o veículo em terreno plano e motor frio”, diz Edmilson Santana, consultor técnico Castrol Brasil.

Se o nível estiver baixo, a direção vai ficar pesada e pode ringir. É preciso completar com o mesmo fluido recomendado pela montadora e observar se não há vazamentos no sistema. O óleo pode vazar por vedações no próprio reservatório, na caixa de direção ou na bomba. Pode, inclusive, passar para dentro do carro. Nestes casos, é necessário levar a uma empresa especializada.

Caso o nível esteja acima (e isso é muito comum), o motorista irá sentir a direção pesar somente quando gira para um lado. Isso ocorre porque sobra pouco espaço para o óleo trabalhar dentro do sistema.

O óleo da direção hidráulica também precisa ser trocado em alguns veículos, mas isso varia de montadora para montadora e de modelo para modelo. Em geral, a troca é recomendada a partir dos 50 mil quilômetros. Por isso é fundamental consultar o manual do proprietário para saber qual é a situação do seu automóvel.

“A troca também é considerada quando o óleo estiver contaminado (contaminação por água, poeira ou outras substâncias) ou quando houver a necessidade de manutenção do sistema de direção hidráulica”, observa Santana.

O uso de óleo contaminado ou diferente do recomendado pelas montadoras pode comprometer o bom funcionamento do volante e causar desgastes prematuros às peças do sistema de direção.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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