PUBLICIDADE

Causa do volante pesado pode estar nos pneus ou na suspensão

4 out 2013 07h14
| atualizado às 07h14
ver comentários
Publicidade

Ao dobrar na esquina ou para estacionar você sente o volante mais rígido e pesado? É preciso levar o automóvel em uma oficina de confiança e ficar atento na hora da manutenção, já que alguns indícios podem ser confundidos no diagnóstico. O problema pode não ser na direção e sim nos pneus ou na suspensão.

“Uma das queixas mais comuns relacionadas à caixa de direção é a sensação de volante pesado ao dirigir. No entanto, nem sempre a causa é a caixa de direção”, alerta Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata.

De acordo com o especialista, há outros itens que podem causar o problema, como por exemplo, utilizar pneus mais largos do que os recomendados pela montadora e trafegar com o pneu murcho ou “careca”. Problemas com a geometria da suspensão como cambagem negativa ou substituição do volante original por esportivo vai exigir maior esforço para esterçar (virar) a direção o veículo.

Outro fator que leva ao mesmo defeito é a cruzeta da coluna de direção. “Pode haver travamento da coluna, aumentando a sensação de direção dura”. A cruzeta com folga provoca ruído no sistema de direção, enfatiza.

Revisões periódicas

Para garantir a segurança e o conforto dos ocupantes do automóvel, é recomendável realizar alinhamento periódico a cada 10 mil quilômetros, fazer rodízio de pneus que devem ser apenas os modelos especificados pela montadora e calibrar os pneus no máximo a cada 15 dias de acordo com o manual do veículo.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade