Calendário de maio: quando cai o quinto dia útil, o Dia das Mães e quais serão os próximos feriados?
Funcionamento do comércio e emendas de feriados mudam a rotina do trabalhador nas próximas semanas
Com o feriado do Dia do Trabalho, comemorado no 1º de maio, o quinto dia útil do mês - data-limite para os empregadores depositarem o salário, conforme determinação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi para a segunda semana do mês.
Como feriados não são contabilizados como dia útil, o dia 2, sexta-feira, mesmo sendo ponto facultativo, é o primeiro dia útil do mês. O sábado, 3 de maio, ainda que o trabalhador não tenha expediente neste dia, também é considerado como dia útil, conforme Instrução Normativa nº 2/2021.
Desta forma, o quinto dia útil do mês de maio de 2025 será no dia 7 de maio (quarta-feira). Confira a sequência: sexta-feira (2); sábado (3); segunda-feira (5); terça-feira (6); e quarta-feira (7).
Dia das Mães
Outra data importante no mês de maio é o Dia das Mães. A celebração é fixa no calendário do País e é também uma das principais datas para o varejo brasileiro. É comemorada sempre no segundo domingo do mês de maio.
Celebrado nos Estados Unidos desde 1914,a comemoração começou no Brasil em 1919 no Rio de Janeiro pela Associação Cristã de Moços (ACM), conforme explica matéria do Estadão de 11 de maio de 1952. Em São Paulo, a data foi comemorada pela primeira vez em 1921, organizada também pela ACM.
Apenas em maio de 1932, por meio decreto 21.366, que o segundo domingo de maio foi oficializado como o Dia das Mães.
Neste ano, o Dia das Mães será celebrado em 11 de maio. Por se tratar do domingo, grande parte do comércio de rua estará fechado - apenas estabelecimentos que já operam regularmente no dia, como shoppings centers, supermercados, farmácias ou aqueles que possuam acordos específicos em vigor, abrem no dia.
Próximos feriados
O próximo feriado nacional é o de Corpus Christi: 19 de junho (quinta-feira), com emenda para a sexta-feira, 20 de junho, sendo ponto facultativo - ou seja, fica a critério da administração ou ao empregador decidir se funcionários terão folga e emenda. A comemoração integra o calendário da Igreja Católica e acontece 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira.
No entanto, diversas cidades brasileiras possuem leis específicas que tipificam a data como feriado municipal, incluindo 15 das 27 capitais brasileiras. Cidades como Campinas (SP), Santos (SP), Osasco (SP) Guaralhos (SP) e Petrópolis (RJ) também instituíram a data como feriado municipal.
Quais capitais consideram o Corpus Christi como feriado?
- Boa Vista (RR)
- Belo Horizonte (MG)
- Campo Grande (MS)
- Curitiba (PR)
- Goiânia (GO)
- Maceió (AL)
- Manaus (AM)
- Natal (RN)
- Porto Alegre (RS)
- São Paulo (SP)
- Salvador (BA)
- São Luís (MA)
- Teresina (PI)
- Vitória (ES)
São João é feriado nacional?
Apesar de não ser feriado nacional, diversas cidades e Estados, principalmente no Nordeste, consideram o dia de São João como feriado local.
Comemorado no dia 24 de junho, que neste ano cairá numa terça-feira, o dia é um símbolo dos festejos juninos no País. A comemoração chegou com os portugueses e se popularizou na região Nordeste.
A data é considerada feriado estadual em Alagoas e na Bahia. Entre as capitais nordestinas, a data é feriado municipal em Recife, Aracaju e João Pessoa. Em cidades do interior conhecidas por abrigar as maiores festas de São João do Brasil, a data também é feriado, como Caruaru e Campina Grande.
Fora do Nordeste, a data é feriado em cidades que consideram São João Batista como padroeiro: Niterói (RJ) e Barueri (SP).