Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Caixa não está discutindo ações de socorro ao BRB, diz Ceron

25 fev 2026 - 10h01
Compartilhar
Exibir comentários

Não há ação concreta em ‌discussão na Caixa Econômica Federal que envolva aquisição de carteiras de crédito ou de participação no Banco de Brasília (BRB) , disse nesta quarta-feira o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, que é presidente do conselho ⁠de administração da Caixa.

Em entrevista à imprensa, Ceron afirmou ‌que o BRB não tem hoje condições de tomar crédito com garantia da União, acrescentando que ‌o Distrito Federal, controlador do banco, ‌tem questões fiscais delicadas que colocam desafio ⁠relevante para obtenção de crédito sem aval do governo.

De acordo com o secretário, a Caixa analisa o tema do BRB com olhar de mercado e governança robusta, assim como qualquer outra instituição financeira, avaliando ‌eventuais sinergias e oportunidades.

Ele enfatizou que essa avaliação é ‌feita de forma ⁠objetiva, sem ⁠que seja cogitado usar a Caixa como ferramenta de política pública, ⁠rejeitando também qualquer ‌ação que pese negativamente ‌sobre o balanço do banco.

"Se o BRB precisar ter algum tipo de apoio, não é exatamente por meio de uma instituição financeira que isso ⁠tem que acontecer. Isso tem que ser uma construção mais ampla com o que tem de disponível, seja o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) ou outras alternativas que possam vir ‌a ser cogitadas", afirmou.

A Polícia Federal abriu um inquérito criminal neste mês para apurar gestão fraudulenta no ⁠BRB, em um desdobramento das apurações que envolvem o Banco Master. O Banco Central rejeitou, em setembro do ano passado, a compra do Master pelo BRB após concluir análise acerca da capacidade financeira da instituição.

Também neste mês, o BRB apresentou ao BC uma série de medidas que a instituição implementará para recompor seu capital, caso se mostre necessário. As perdas do Banco de Brasília em operações feitas com o Master podem chegar a R$5 bilhões, segundo estimativa do BC.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade