PUBLICIDADE

Brasil é palco de festivais comprometidos com a sustentabilidade

28 set 2023 - 14h10
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil tem se tornado palco de eventos musicais, atraindo artistas nacionais e internacionais. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro são os que têm promovido os grandes festivais com público cada vez mais expressivo. Juntamente com as atrações, é possível visualizar como as organizações têm se comprometido com suas responsabilidades ambientais, principalmente quando se trata de compensações das emissões de carbono.

Atuando em festivais como o The Town, C6, Festival de Inverno da Bahia (FIB) 2023, entre outros, a startup Eccaplan criou o programa Evento Neutro que realiza a neutralização de CO2. Para Fernando Beltrame, CEO da empresa, o planeta entrou na era da "ebulição global" e as ações de preservação nesse sentido chegaram em boa hora.

Foto: Divulgação / The Music Journal

"Podemos ver que a comunicação das organizações dos eventos tem acrescentado o tema sustentabilidade e isso é muito importante. Estamos entrando na era da ebulição global, e agora é o momento de nos unirmos para mitigar, o máximo possível, os efeitos negativos das mudanças climáticas", explica o executivo.

Além disso, Beltrame aponta que é preciso realizar uma análise detalhada das emissões de CO2 geradas pelos eventos, identificando as principais fontes. Em seguida, implementar medidas para reduzir essas emissões, como o uso de energia renovável, otimização do consumo energético, transporte sustentável e escolha de fornecedores com práticas ambientalmente responsáveis. "A compensação das emissões pode ser realizada por meio da participação em programas de neutralização de carbono que permitem investir em projetos ambientais de reflorestamento, energia renovável ou captura de metano", conta.

No último dia 18, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que o governo federal conseguiu evitar a emissão de 200 milhões de toneladas de gás carbônico com a redução de 48% do desmatamento na Amazônia entre janeiro e agosto deste ano.

"O Brasil é, sem sombra de dúvidas, o país que reúne as melhoras condições e as melhores vantagens comparativas para enfrentar as agendas da adaptação, mitigação e transformação do meio ambiente", declarou a ministra durante a Semana do Clima de Nova York (EUA).

"Precisamos promover uma transição para uma economia mais sustentável. Por isso, ao obter uma certificação, como o Selo Evento Neutro da Eccaplan, qualquer evento comprovará a neutralização das emissões e demonstrará seu compromisso com a sustentabilidade", finaliza Fernando Beltrame.

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade