PUBLICIDADE

Bolsas asiáticas fecham sem direção única, em meio à recuperação parcial da lira

14 ago 2018 - 07h44
Compartilhar
Exibir comentários

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta terça-feira, com algumas delas beneficiadas por uma recuperação parcial da lira turca e outras pressionadas por indicadores chineses mais fracos do que o esperado.

Em Tóquio, o índice japonês Nikkei saltou 2,28%, encerrando o pregão a 22.356,08 pontos e revertendo a queda de quase 2% de ontem, à medida que o iene voltou a se enfraquecer frente ao dólar, favorecendo ações de exportadoras.

O apetite por risco ganhou relativa força na Ásia depois que a lira turca operou em alta significativa frente ao dólar durante a madrugada, apagando parte das fortes perdas que acumulou desde o fim da semana passada, quando o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou decisão de dobrar tarifas sobre importações de aço e alumínio da Turquia.

Analistas do Commerzbank, porém, preveem que a lira tende a voltar a se enfraquecer, alimentando preocupações sobre a crise financeira da Turquia, enquanto persistirem dúvidas sobre a independência do banco central turco em relação ao governo do país. Além disso, o dólar ainda acumula valorização de cerca de 70% frente à lira desde o começo do ano.

Também ficaram no azul hoje o sul-coreano Kospi, que subiu 0,47% em Seul, a 2.258,91 pontos, e o Taiex, com alta de 0,70% em Taiwan, a 10.824,23 pontos.

Na China continental e em Hong Kong, por outro lado, os mercados caíram na esteira de dados chineses que vieram aquém das expectativas. A produção industrial chinesa teve expansão anual de 6% em julho, menor do que o ganho de 6,4% previsto por analistas. Já as vendas no varejo subiram 8,8% no mesmo período, abaixo da projeção de alta de 9%. Os investimentos em ativos fixos de áreas não rurais, por sua vez, avançaram 5,5% entre janeiro e julho ante igual período do ano passado, registrando a menor taxa de crescimento desde o fim de 1999. Neste caso, a expectativa era de acréscimo de 6%.

Principal índice acionário chinês, o Xangai Composto terminou o dia em baixa de 0,18%, a 2.780,96 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,45%, a 1.513,90 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng caiu 0,66%, a 27.752,93 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o tom positivo de parte das asiáticas. O S&P/ASX 200 avançou 0,76% em Sydney, a 6.299,60 pontos, chegando perto da máxima em dez anos e meio atingida no mês passado. Com informações da Dow Jones Newswires.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade