Boeing recebe encomenda da Uzbequistão Airways de até 22 jatos 787 Dreamliners
Ações da empresa sobem no after-hours na Bolsa de Nova York; Donald Trump exalta o negócio entre a empresa americana e o país asiático
A Boeing e a Uzbekistan Airways anunciaram hoje o maior pedido na história da companhia aérea, que incluirá a planejada aquisição de até 22 aviões 787 Dreamliners. A compra de 14 aviões 787-9 pela Uzbekistan Airways, com opções para mais oito jatos ultracombustíveis, modernizará sua frota de fuselagem larga da Boeing enquanto apoia quase 35.000 empregos nos EUA, informou a companhia aeroespacial americana em comunicado.
A encomenda foi celebrada pelo presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, que se juntou a líderes da Boeing e da Uzbekistan Airways às margens da Assembleia Geral das Nações Unidas, disse a fabricante de aeronaves. A Boeing e o Ministério dos Transportes do Uzbequistão também assinaram um Memorando de Cooperação para explorar oportunidades de expandir ainda mais o ecossistema de aviação do país.
O negócio foi exaltado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. "Quero agradecer ao presidente Mirziyoyev pela assinatura desse importante acordo", disse o presidente em registro na plataforma Truth Social.
No after-hours da Bolsa de Nova York, as ações da Boeing subiam 0,97% perto das 20h07 (de Brasília).