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Biodiesel mais caro eleva custos para distribuidoras e pode impactar diesel na bomba

20 jun 2018 - 19h27
(atualizado às 19h48)
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A reguladora ANP negociou um recorde de 1,01 bilhão de litros de biodiesel em seu 61º leilão, com preço médio 8,5 por cento acima do certame anterior, o que aumenta custos para as distribuidoras de combustíveis e pode complicar ainda mais a meta do governo de redução do preço do diesel nas bombas.

Caminhão abastece posto de combustível em Porto Alegre
29/5/2018    
REUTERS/Diego Vara
Caminhão abastece posto de combustível em Porto Alegre 29/5/2018 REUTERS/Diego Vara
Foto: Reuters

O preço médio foi de 2,631 reais por litro, sem considerar a margem Petrobras, e o valor total negociado atingiu o patamar de 2,65 bilhões de reais, refletindo um deságio médio de 14,32 por cento quando comparado com o preço máximo de referência médio.

O 61º Leilão da ANP visa garantir o abastecimento de biodiesel no mercado nacional durante o período de 1º de julho a 31 de agosto de 2018.

A elevação de 8,5 por cento no preço médio do diesel, segundo a Plural, associação que representa as distribuidoras no Brasil, deverá elevar em 0,85 por cento os custos das distribuidoras por litro do diesel, uma vez que o combustível vendido nos postos contém uma mistura de 10 por cento de biodiesel.

"Com quase 1 por cento de aumento no preço do diesel, que custa cerca de 2,40 reais o litro, o potencial impacto será de cerca de 0,02 real no custo --não no preço-- por litro do diesel final", disse a Plural, em nota.

Um eventual repasse da elevação de custos das distribuidoras ao preço final nas bombas, o que dependerá da atuação comercial de cada agente da cadeia, poderá complicar ainda mais os planos do governo de cortar o preço do diesel aos consumidores finais em 46 centavos por litro, ante valores praticados em 21 de maio.

A meta foi resultado de negociações do governo federal para encerrar uma gigante greve dos caminhoneiros, que durou 11 dias em maio, desabasteceu diversos pontos do país e causou grandes impactos para a economia brasileira.

Para realizar o corte dos preços do combustível, o governo federal criou um programa de subsídios ao diesel fóssil, que congelou valores do combustível vendido nas refinarias e promete compensar a Petrobras e outras fornecedoras que aderirem ao plano de ressarcimentos de até 30 centavos por litro, dependendo das condições de mercado.

Para completar os 46 centavos, o governo reduziu também impostos federais. Como há ainda impactos do biodiesel, que não recebeu subsídios, o governo conta com uma redução de um preço de referência para cobranças de ICMS pelos Estados.

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