PUBLICIDADE

BC turco eleva projeção de inflação para 2022 a 23%

27 jan 2022 08h57
ver comentários
Publicidade

O banco central da Turquia elevou sua projeção de inflação anual para o fim de 2022 a 23,2%, de 11,8% anteriormente, e o chefe da instituição negou que uma série de cortes heterodoxos nos juros foi responsável por fazer a inflação disparar e a lira despencar.

O presidente do banco, Sahap Kavcioglu, que foi pressionado a reduzir os juros pelo presidente do país, Tayyip Erdogan, disse que o banco define a política monetária com base em dados quando questionado em entrevista coletiva sobre sua independência.

O banco central turco cortou sua taxa básica de juros em 5 pontos percentuais, para 14%, desde setembro passado, desencadeando uma crise total no mês passado que levou a lira a uma mínima recorde de 18,4 por dólar, antes de a moeda se recuperar acentuadamente.

A volatilidade da taxa de câmbio fez a inflação disparar para 36% em dezembro, e a maioria dos analistas espera que ela se aproxime de 50% nos próximos meses antes de arrefecer para cerca de 27% no final do ano, segundo uma pesquisa da Reuters.

Mas o banco central, que tem consistentemente feito previsões aquém da inflação real nos últimos anos, disse que o aumento dos preços está a caminho de arrefecer e previu um ponto médio de alta de 23,2% no índice de preços ao consumidor no final de 2022.

Um gráfico compartilhado pelo banco mostrou que a expectativa é de que a inflação se aproxime de 50% em janeiro, atinja um pico próximo a 55% em maio e depois caia acentuadamente no terceiro trimestre, o que Kavcioglu atribuiu à nova estratégia econômica do governo.

O banco também prevê inflação de 8,2% para o final de 2023 e retorno à meta oficial de 5% um ano depois.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade