Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BC do Japão prometerá mais aumentos de juros na reunião da próxima semana, segundo fontes

12 dez 2025 - 07h59
Compartilhar
Exibir comentários

O Banco do Japão provavelmente manterá o compromisso de continuar elevando a taxa de juros na próxima semana, mas enfatizará que o ritmo de novos aumentos dependerá de como a economia reagirá a cada alta, disseram três fontes familiarizadas com seu raciocínio.

Os mercados precificaram quase que totalmente a chance de um aumento de juros de 0,5%, para 0,75%, na reunião de 18 e 19 de dezembro, depois que o presidente Kazuo Ueda basicamente pré-anunciou tal movimento. As atenções se voltaram para o quanto o banco central pode aumentar a taxa antes que ela atinja um nível neutro, que não estimula nem esfria o crescimento.

Embora o banco central possa atualizar internamente sua estimativa sobre a distância entre a taxa de juros e os níveis considerados neutros, ele não usará a estimativa como a principal ferramenta de comunicação sobre a trajetória futura da política monetária, dada a dificuldade de se chegar a uma projeção precisa, disseram as fontes.

Em vez disso, o Banco do Japão explicará que as decisões sobre futuros aumentos serão tomadas considerando como as altas anteriores afetam os empréstimos bancários, as condições de financiamento das empresas e outras atividades econômicas, disseram as fontes.

No entanto, com a inflação excedendo sua meta de 2% por mais de três anos, os custos reais de empréstimos do Japão permanecem profundamente negativos - um ponto que o banco central provavelmente enfatizará na próxima semana para justificar novos aumentos de juros, disseram as fontes.

"A taxa de juros real do Japão está muito baixa, o que permite que o Banco do Japão continue aumentando os juros em várias etapas", disse uma das fontes, opinião que foi compartilhada por duas outras. As fontes falaram sob condição de anonimato, pois não estão autorizadas a falar publicamente.

Embora muito mais baixa do que a de muitos países, uma elevação para 0,75% levaria a taxa de juros do Banco do Japão a níveis nunca vistos em três décadas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade