Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bancos da Itália devem contribuir com 5 bi de euros para Orçamento de 2026, diz partido governista

27 set 2025 - 15h17
Compartilhar
Exibir comentários

Os bancos nacionais da Itália devem contribuir com cerca de 5 bilhões de euros para o próximo Orçamento de 2026, disse o partido da coalizão governista Liga em um comunicado.

A proposta foi baseada em medidas de imposto sobre lucros implementadas anteriormente em vários países europeus, disse a Liga, que é liderada pelo vice-primeiro-ministro Matteo Salvini e inclui o ministro da Economia, Giancarlo Giorgetti, em suas fileiras.

"O objetivo é intervir nos lucros excessivos das principais instituições de crédito", disse a Liga.

Giorgetti afirmou na semana passada que o setor bancário italiano obteve "lucros estratosféricos" nos últimos cinco anos e deve contribuir para as finanças do Estado.

A Itália tentou impor um imposto extraordinário de 40% aos bancos em 2023, mas a medida desencadeou uma grande liquidação nas ações bancárias italianas, forçando o governo a modificar radicalmente o plano.

A nova proposta da Liga pode enfrentar resistência dentro do gabinete, com aliados no partido Forza Italia já deixando claro que se opõem a impostos extraordinários que miram o setor bancário.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade