Banco Central comunica vazamento de dados vinculados a contas da Shopee
O BC identificou o vazamento de informações pessoais vinculadas a 150 chaves Pix registradas na plataforma de compras virtuais
Vazamento de dados de 150 chaves Pix sob responsabilidade da Shopee foi identificado pelo Banco Central.
O Banco Central informou, na noite desta quinta-feira, 19, ter identificado vazamento de dados pessoais vinculados a 150 chaves Pix sob a guarda e responsabilidade da Shopee, por causa de falhas processuais nos sistemas da plataforma de compras.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o BC, os dados não são sensíveis, ou seja, não se tratam de senhas ou informações sob sigilo bancário, mas, sim, de natureza cadastral. Seriam eles: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta.
O vazamento ocorreu entre os dias 2 e 4 de setembro e, por ter baixo impacto potencial para os usuários, o BC não teria obrigação legal de compartilhar. Porém, o órgão informa que decidiu pela divulgação da ocorrência seguindo seus princípios de transparência.
"As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail", diz o comunicado do BC.
O caso ainda está sendo apurado e medidas podem ser sancionadas para a Shopee.