Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Azeites e sorvetes suspensos: o que fez os alimentos serem reprovados pela Anvisa?

Diversas irregularidades foram encontradas em 20 marcas de azeites e um de sorvete, desde o início de 2025

22 jul 2025 - 04h59
(atualizado em 22/7/2025 às 15h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Vinte marcas de azeite e uma de sorvete apresentaram resultados insatisfatórios em laudos emitidos por laboratórios públicos
Vinte marcas de azeite e uma de sorvete apresentaram resultados insatisfatórios em laudos emitidos por laboratórios públicos
Foto: Agência Brasil/Reprodução/Redes sociais

A comercialização, distribuição e importação de 20 marcas de azeites e uma de sorvete foram proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No caso dos sorvetes, a notificação do governo se deu por falhas de rotulagem dos produtos. Já as irregularidades encontradas nos azeites, desde o início de 2025, foram o não atendimento às exigências sanitárias, a falta de licenciamento, a adulteração, a falsificação ou a comercialização de origem desconhecida.

A determinação da proibição e o alerta aos consumidores foram feitos em ambos os casos em publicação no Diário Oficial da União. Na publicação também foi ordenado o recolhimento dos lotes. 

Sorvete 

A proibição mais recente foi em relação à marca de sorvete AICE, que vende os tradicionais Berry Chocomax, Milk Melon, Juju Apple, Frutyroll e Nanas.

Entre os problemas identificados durante a fiscalização está a omissão da informação sobre o corante tartrazina na embalagem. Em pessoas alérgicas, essa substância pode causar reações adversas.

Os produtos da marca são importados pela New Arrival Importação & Exportação Ltda, que ficará responsável por recolher os lotes que estão em circulação no mercado nacional. De acordo com a Anvisa, os itens só poderão voltar a ser comercializados após os rótulos ser regularizados.

Em nota enviada ao Terra, a AICE reforçou que a determinação da Anvisa se refere a ajustes no rótulo, e não na produção.

"Todos os produtos citados mantêm a fórmula original, não oferecem risco a saúde e possuem licenças sanitárias vigentes, emitidas por autoridades competentes. A ação descrita pela Anvisa configura-se como uma medida preventiva de rotulagem, sem qualquer relação com a composição, qualidade ou segurança dos produtos. (...) A atualização dos rótulos já está em andamento, de forma imediata e coordenada, seguindo o padrão internacional de conformidade da marca", diz a marca.

Azeites 

O último azeite proibido pela Anvisa foi o Vale dos Vinhedos. Foi constatado que o produto é de origem desconhecida e está em desacordo com os padrões da legislação vigente em relação à rotulagem e aos aspectos físico-químicos. 

Além do problema de origem desconhecida, outras marcas de azeites apresentaram irregularidades, como problemas na composição do produto e até mesmo ausência de CNPJ. Confira abaixo as marcas de azeite proibidas por problemas similares. No site da Anvisa é possível acessar a lista completa (aqui)

  •     Jul/25 AZEITE EXTRA VIRGEM – MARCA VALE DOS VINHEDOS 
  •     Jun/25 AZEITE DE OLIVA DA MARCA SERRANO 
  •     Jun/25 AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM DA MARCA CAMPO OURIQUE 
  •     Jun/25 AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM DA MARCA MALAGA 
  •     Mai/25 AZEITE DE OLIVA DA MARCA GREGO SANTORINI 
  •     Mai/25 AZEITE DE OLIVA DA MARCA LA VENTOSA 
  •     Mai/25  AZEITE DE OLIVA DA MARCA ALMAZARA 
  •     Mai/25 AZEITE DE OLIVA DA MARCA ESCARPAS DAS OLIVEIRAS 
  •     Mai/25 AZEITE DE OLIVA DA MARCA ALONSO 
  •     Mai/25 AZEITE DE OLIVA DA MARCA QUINTAS D’OLIVEIRA

Além da Anvisa, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), também possui uma lista com marcas e lotes vetados para consumo. A lista mais recente, traz um alerta de risco ao consumidor relacionado à comercialização de oito marcas de azeite de oliva consideradas desclassificadas por fraude.

Mapa divulga alerta sobre marcas de azeite de oliva desclassificadas por fraude
Mapa divulga alerta sobre marcas de azeite de oliva desclassificadas por fraude
Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura

Embora não estejam na lista, também foram proibidos os azeites das marcas Doma e Azapa.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade