PUBLICIDADE

Avaliação de natureza do mercado de trabalho pós-Covid levará tempo, diz Powell

3 nov 2021 - 16h39
(atualizado às 18h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Chegar a um entendimento completo de como a dinâmica do mercado de trabalho foi afetada pela pandemia de Covid-19 levará algum tempo, disse o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, nesta quarta-feira.

Presidente do banco central dos EUA, Jerome Powell
28/09/2021
Kevin Dietsch/Pool via REUTERS
Presidente do banco central dos EUA, Jerome Powell 28/09/2021 Kevin Dietsch/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

Em coletiva de imprensa após a mais recente reunião de política monetária do Fed, Powell disse que a onda de infecções pela variante Delta neste verão (nos EUA) interrompeu o que havia sido um ritmo robusto de recuperação no mercado de trabalho num contexto de expectativas elevadas de que uma grande abertura de empregos persistisse em meio à expiração de benefícios turbinados a desempregados e à reabertura de escolas.

"Há espaço para muita humildade aqui enquanto tentamos pensar sobre o que seria o pleno emprego", disse Powell.

As pessoas continuam fora do mercado de trabalho em parte devido à Covid-19, com preocupações sobre o curso do vírus, e pode levar algum tempo para que se veja recuperação mais completa no emprego e na participação da força de trabalho.

O mercado de trabalho pré-pandemia pode não ser a melhor referência para avaliar como seria o pleno emprego, dadas as mudanças nas preferências dos consumidores e outras surpresas na forma como a economia se comportou durante a pandemia, disse Powell. As autoridades precisam ver como a economia evolui em um mundo onde não há um novo surto de infecções por coronavírus, disse ele.

"É um mundo diferente em tanto aspectos, e estamos muito abertos a isso", disse.

Uma coisa é clara: a economia ainda não atingiu o nível máximo de empregos, o que significa que ainda não é hora de aumentar as taxas de juros, disse Powell. Mas o mercado de trabalho pode atingir o pleno emprego na segunda metade do ano que vem se continuar a melhorar no mesmo ritmo visto no ano passado, pontuou.

Os membros do Fed vão observar os níveis de emprego, participação da força de trabalho, salários e taxas de demissão, entre outros indicadores, para fazer um julgamento sobre o mercado de trabalho, disse Powell.

"O aprendizado para aqueles de nós que vivemos o último ciclo é que com o tempo você pode chegar a lugares que não pareciam possíveis", disse Powell.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade