Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Auxílio emergencial: governo cobra quem recebeu benefício indevidamente; veja como pesquisar lista

Cerca de 177 mil pessoas receberam os valores entre 2020 e 2021 sem atenderem aos critérios; saiba como pagar ou recorrer e o que acontece com quem der calote

27 mar 2025 - 11h15
(atualizado às 11h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo federal deu início à cobrança de pessoas que receberam o Auxílio Emergencial em 2020 e 2021 sem atender aos critérios necessários, ou seja, que receberam os valores de forma indevida. Cálculos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) indicam que 176,82 mil pessoas estão nessa situação. Quem não pagar corre o risco de ter o nome incluído em "listas sujas" do governo federal.

Pagamenot do Auxílio Emergencial era feito por meio do aplicativo da Caixa Econômica Federal
Pagamenot do Auxílio Emergencial era feito por meio do aplicativo da Caixa Econômica Federal
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil / Estadão

O Auxílio Emergencial foi uma medida criada para amenizar os efeitos da pandemia de covid-19 para públicos específicos, como trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs), autônomos e desempregados. Ele foi pago entre 2020 e 2021 com valores que iam de R$ 150 a R$ 600 ao mês, em um período que variava de quatro a sete meses. Ele não era pago para menores de 18 anos, pessoas presas e dependentes da renda e do patrimônio do solicitante.

Como saber se seu nome está na lista?

A maneira mais simples é acessar o edital de notificação dos nomes que estão com pendências. Ele pode ser consultado no seguinte link: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-notificacao-n-16/2025-620164778

Se o seu nome estiver na lista, você terá 45 dias para resolver a sua situação (pagar os valores, que podem ser parcelados), ou apresentar defesa. Para isso, você deve acessar a plataforma VEJAE, onde também é possível conferir se o seu nome está na lista e ajustar as pendências.

O que é e como acessar o VEJAE?

O VEJAE é uma plataforma que permite ao beneficiário do Auxílio Emergencial verificar a situação do benefício, identificar inconsistências e outras pendências. Ele também oferece opções de pagamento à vista ou parcelado, ou ainda a opção de apresentar defesa ou recurso. Para acessá-lo, siga os seguintes passos:

  • Em seguida, clique no botão "Entrar com gov.br";
  • O próximo passo é autenticar-se no portal gov.br: informe seu CPF no campo indicado;
  • Após digitar o CPF, informe sua senha e clique em "Entrar";
  • a situação do seu Auxílio Emergencial";
  • Depois que você digitar seu CPF, irá aparecer uma outra tela: se ela informar que "Não há pendências até o momento", não é preciso realizar nenhuma ação no sistema;
  • Se depois que você digitar seu CPF aparecer alguma pendência no seu nome, ela irá indicar um botão chamado Prosseguir; clique nele para verificar do que se trata;
  • Nas próximas telas, é possível consultar o valor das parcelas que devem ser pagas, as pendências, o saldo a devolver ou formas de entrar com recurso.

O ministério criou uma página de perguntas e respostas sobre as pendências e também um manual detalhado de como acessar a plataforma.

O que acontece se não pagar?

Segundo a notificação publicada no Diário Oficial da União, quem permanecer inadimplente poderá ser inscrito em Dívida Ativa da União (DAU) e no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin). As complicações para quem entra nessas "listas sujas" do governo federal são as seguintes:

  • Fica proibido de obter financiamentos ou empréstimos;
  • Pode sofrer uma ação de cobrança e pagar as custas judiciais;
  • Em último caso, ter bloqueada a sua restituição de Imposto de Renda.
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade