PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Granizo: Cafeicultores podem solicitar prolongamento de crédito

Veja quais são as alternativas para minimizar a situação financeira e como fica o clima nos próximos dias

14 nov 2022 - 06h55
(atualizado às 10h01)
Compartilhar
Exibir comentários

As fortes chuvas de granizo registradas na semana passada no Sul de Minas, destruíram lavouras de café. No início de outubro, de acordo com a Emater de Minas Gerais, mais de 13 mil hectares do grão foram afetados nos munícipios de Paraguaçu, Campanha, Andradas e Coqueiral. Ainda de acordo com o órgão, mais de 1.090 cafeicultores sofreram algum tipo de prejuízo. 

Na semana passada, outra chuva forte de granizo caiu na região, com maior ocorrência do fenômeno nas cidades de São Sebastião do Paraíso, Campos Gerais, Campestre e Nova Resende. Ainda de acordo com Emater-MG, nesta ocasião, 26,6 mil hectares de lavouras de café foram atingidos pelo granizo em todo o estado.

Diante desse cenário, o produtor rural possui algumas alternativas para minimizar a situação financeira e, assim, salvar suas lavouras. O advogado Vinicius Souza Barquette, especialista em agronegócio, explica que o crédito rural, por exemplo, oferece proteção legal das dívidas, desde que o produtor esteja dentro dos requisitos da legislação. 

"A principal proteção, entre outras, é a possibilidade da prorrogação da dívida. Obviamente, essa alternativa pode ser muito útil a quem é afetado pelas variações climáticas, mas é importante saber usá-las, pois existem diversas operações e players do agronegócio que não estão sujeitos a essas condições", explica Barquette.

Foto: Climatempo

Foto: Chuva de granizo danifica lavouras de café no Sul de Minas Emater/MG

Neste ponto, o advogado ressalta que é muito importante que o produtor tenha crédito rural com uma entidade financeira. A lei não abrange, por exemplo, negócios realizados com trading company ou cooperativas de agronegócio, cujas atividades não sejam de concessão de crédito.

O produtor afetado pelas chuvas de granizo do Sul de Minas poderá, dessa forma, solicitar a prorrogação de suas dívidas, administrativamente ou na justiça, desde que preencha alguns requisitos. 

"O débito de origem das operações da qual se pretende a prorrogação precisa ser de crédito rural. Deve haver uma amortização mínima pelo produtor rural e a comprovação de prejuízo no empreendimento rural que dificulte a comercialização dos produtos, em razão de fatores climáticos, salvo nos casos em que haja decreto municipal de estado de emergência ou de calamidade pública, reconhecido pelo Governo Federal", explica o  especialista.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa para a safra brasileira de café 2022/23, ciclo de bienalidade positiva, é estimada em 50,38 milhões de sacas beneficiadas, incluindo as espécies arábica e conilon. Entretanto, as cafeiculturas brasileiras, em especial as regiões produtoras de café arábica, têm enfrentado recorrentes intemperes climáticas, comprometendo as safras de café no Brasil.

Para a Conab, do ponto de vista gerencial, o seguro agrícola é uma importante ferramenta para mitigar esses riscos climáticos que a atividade cafeeira está exposta. Embora a contratação do seguro rural apresente crescimento considerável em relação aos anos anteriores, ainda é uma prática com baixa adesão dos cafeicultores.

Tendência do Clima 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, nesta segunda-feira (14/11), o sol e temperaturas altas vão predominar no sul de Minas. A sensação de abafamento persiste e entre a tarde e à noite voltam ocorrer pancadas de chuva forte na região com risco de temporais.  

No dia do feriado, o tempo fica abafado, com sol, temperaturas altas e pancadas de chuva forte (com risco de temporais) à tarde e à noite. Tem risco de raios e rajadas de vento moderado na região.

A tendência é de uma semana abafada com chuva concentrada entre à tarde e à noite. As pancadas são mais típicas da estação e podem vir acompanhada por raios e rajadas de vento moderada.

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!   

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade