Ações sobem antes de resultados de empresas de tecnologia e da decisão do Fed
Os índices de Wall Street avançavam nesta segunda-feira, com os investidores se preparando para uma semana carregada de balanços do setor de tecnologia e para a decisão de política monetária do Federal Reserve.
O ouro saltou para uma máxima recorde acima de US$5.000 a onça, impulsionando as ações de mineradoras de ouro listadas nos EUA. A Gold Fields subia 7%, enquanto a Harmony Gold e a Newmont ganhavam mais de 2% cada.
Com a prata também sendo negociada em máximas históricas, as incertezas persistiam mesmo com as ações tentando se estabilizar. O índice de materiais do S&P 500 ganhava 0,7%.
"Enquanto o domínio fiscal, a fragmentação geopolítica e a credibilidade do banco central permanecerem em questão, os metais preciosos provavelmente permanecerão no centro dessa tempestade perfeita, não apenas como hedges, mas como alternativas", disse Daniela Hathorn, analista sênior de mercado da Capital.com.
As ações recuperaram algumas perdas na semana passada, depois que Trump reduziu as ameaças de tarifas contra a União Europeia por causa da disputa sobre a Groenlândia, mas os três principais índices ainda terminaram a semana em baixa.
O Dow Jones Industrial Average subia 0,45%, enquanto o S&P 500 ganhava 0,39% e o Nasdaq Composite avançava 0,23%.
A temporada de balanços ganha tração neste semana, com 102 empresas do S&P 500 apresentando seus relatórios. Quatro membros dos "7 Magníficos" - Apple, Microsoft, Meta e Tesla - publicarão seus resultados trimestrais.
Já o banco central dos EUA inicia sua reunião de dois dias na terça-feira, com os investidores esperando, em geral, que as autoridades mantenham os juros.