Academias adotam vendas de passes diários para atrair alunos
Frequentar uma academia todos os dias pode ser uma prática que esbarra em alguns problemas - como falta de motivação, de tempo ou de dinheiro. Em São Paulo, um grupo de empresários tenta resolver essas questões por meio da venda de passes diários. A partir de R$ 8,90, o usuário tem direito a escolher um dos 136 estabelecimentos cadastrados no site GymPass, uma plataforma online que possibilita ao aluno pagar antecipadamente apenas os dias que utilizar.
"Um dos principais benefícios é a pessoa não ter que se preocupar com a locomoção. O usuário pode optar por frequentar uma academia perto de seu trabalho durante a semana e outra próxima a sua casa nos finais de semana, por exemplo", explica um dos sócios da empresa, César Carvalho. "Além disso, há a comodidade de não ter que fechar um plano mensal ou trimestral."
O serviço atende também àqueles alunos que querem experimentar outras modalidades, ou quem não quer parar sua corrida ou caminhada diária nos dias de chuva e tempo ruim. Isso tudo com a flexibilidade de frequentar a academia onde e a hora que quiser.
Para comprar um passe, basta entrar no site, escolher a academia de preferência e o tipo de serviço (que pode ser treinamento ou aulas específicas), realizar a transação e imprimir o
voucher. Entre os serviços mais adquiridos, a musculação é o carro-chefe, mas as aulas de pilates, lutas (boxe, muay thai, jiu-jitsu) e natação estão cada vez mais populares.
Além dos "alunos turistas", que pagam planos mensais, mas acabam frequentando o ambiente poucas vezes, o serviço visa também os turistas de verdade - que estão na cidade por pouco tempo e não querem deixar de praticar alguma atividade física. Esse público representa 20% dos passes vendidos no site.
O novo modelo de vendas foi lançado no Brasil em junho e vem beneficiando as academias participantes. "Ele agregou muito valor em termos de divulgação. Tivemos casos de passes diários que foram convertidos em planos", explica o gerente financeiro da Academia Fit Stadium, Júlio Cezar Oliveira. "Acredito que em pouco tempo a maioria das academias não terá outra opção a não ser adquirir o serviço", completa.
Expansão
O Brasil possui mais de 22 mil academias - segundo dados da Associação Brasileira de Academias. Por enquanto, o serviço do GymPass está disponível apenas para a cidade de São Paulo, mas já está sendo implementado em outras capitais do Brasil, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.
A empresa estima faturar R$ 1 milhão até junho de 2013 (quando completam um ano de atividades) e atingir mil academias até o começo no próximo ano. O lançamento oficial da expansão será feito na Ihrsa Fitness Brasil, encontro de negócios do mercado de
fitnesse bem-estar, que acontece de 30 de agosto a 1 de setembro. Não há custos para a academia se cadastrar no sistema. Basta entrar no site e agendar uma visita com um dos representantes.