A OpenAI já fatura 1 bilhão de dólares por mês. Mas isso é apenas uma fração do que ela precisa para ser lucrativa
Segundo suas estimativas, precisaria de quase 10 vezes mais receita para alcançar a lucratividade
O lançamento do GPT-5 foi, na verdade, um tanto decepcionante para os usuários comuns e trouxe alguns problemas, algo que Sam Altman, CEO da OpenAI, reconheceu. No entanto, o modelo está fazendo sucesso em um setor-chave: as empresas, devido à qualidade de seus modelos de raciocínio e ao preço.
Por não ser uma empresa de capital aberto, resta a dúvida de quanto desse sucesso se traduz em grandes receitas, e Sarah Friar, diretora financeira da OpenAI, revelou um dado importante: a OpenAI faturou 1 bilhão de dólares em um único mês (julho) pela primeira vez em sua história.
A realidade da OpenAI é que ainda é cedo para comemorar um número como o anunciado por Friar, especialmente quando a executiva admitiu que a inteligência artificial "neste momento é voraz em GPUs e potência computacional". Nesse sentido, ela afirmou que o maior problema que enfrentam é "estar constantemente com capacidade computacional limitada". Ou seja, a demanda de uso de GPUs de seus modelos é maior do que os recursos disponíveis para atendê-la.
O plano para atender suas necessidades está claro, e Friar o recordou: "É por isso que lançamos o Stargate", em referência a esse projeto histórico que envolve parceiros como Microsoft, Oracle, NVIDIA e ARM, no qual esperam gastar 500 bilhões de dólares. Esperam, porque ainda não há nenhum contrato assinado e encontrar mais fontes de financiamento é um grande desafio. Nesse contexto financeiro, o bilhão de dólares que a OpenAI já fatura por mês é totalmente ...
Matérias relacionadas
Um fantasma que devastou a economia do Japão agora assombra a China: o de 14 milhões de casas vazias
Se a pergunta é "quão ruim era o cheiro da Roma Antiga", a resposta é "sim"
Sempre achamos que, depois dos 35 anos, nosso desempenho despencava; é exatamente o oposto
Sem lasers e sem cortes: a técnica que promete aposentar os óculos em 1 minuto