Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A Geração Z tem um novo medo: o sucesso financeiro custar 10 milhões de dólares e acabar sofrendo na aposentadoria

Pandemia, inflação e dívidas estudantis são alguns dos fatores que pesam no bolso da geração mais nova

11 abr 2025 - 14h13
(atualizado em 14/4/2025 às 10h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Comprar uma casa, um carro, ter filhos e se aposentar dignamente. Esse pode ser o cenário ideal, mas utópico, para o futuro de alguns jovens. No entanto, essa liberdade financeira parece ser um objetivo cada vez mais distante a cada nova geração.

E não é para menos. Crescer em meio a um mercado imobiliário complicado, com gastos básicos cada vez mais altos devido à inflação e salários que não parecem acompanhar esse aumento, faz com que as projeções econômicas disparem. Para a Geração Z, alcançar o sucesso equivale a ter um patrimônio próximo de 10 milhões de dólares (R$ 58 milhões).

"As gerações mais jovens estão fazendo cálculos e apostando que precisarão de mais dinheiro para alcançar um estado futuro de sucesso financeiro."

As palavras de Rebecca Rickert, chefe de comunicações da Empower, dão uma ideia do cenário que os jovens norte-americanos enfrentam. De acordo com uma pesquisa realizada pela própria empresa, o valor estimado de patrimônio aumentou em comparação com gerações anteriores, como a Geração X e os Baby Boomers.

Isso também se reflete nas expectativas salariais, com os Gen Z esperando receber cerca de 587.797 dólares (R$ 3,4 mil) para se considerarem bem-sucedidos. Como estão no início de suas carreiras e, na maioria dos casos, ganhando salários mais baixos do que as gerações anteriores, não é surpreendente que os jovens na força de trabalho sejam os que mais experimentam ansiedade financeira.

O fim do sonho americano?

"A Geração Z está crescendo em uma ...

Veja mais

Matérias relacionadas

A verdadeira razão pela qual a China consegue fabricar chips de ponta é uma empresa quase desconhecida: a SiCarrier

Abaixar o volume da música ao estacionar é um sinal de alerta: você precisa de ajuda extra para se concentrar

Anote tudo para não precisar lembrar de nada: o paradoxo que está revolucionando a produtividade é baseado em lápis e papel

O momento exato em que as coisas na Marvel começaram a falhar antes de Capitão América

Depois do espaço e dos carros elétricos, Elon Musk já planeja sua próxima conquista: um restaurante nada "normal"

Xataka
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade