A espanhola Mtech faz aliança com a brasileira Automa para impulsionar energia renovável
Durante a feira Intersolar Europe, que ocorre na Alemanha até o dia 9, as companhias vão fechar ainda parcerias de proteção e controle de subestações nas suas posições no Brasil, em outros países da América Latina e na Europa
A espanhola Mtech, líder mundial na fabricação e integração de soluções industriais de baixa tensão em plantas fotovoltaicas (PV) e sistemas de armazenamento de energia, e a brasileira Automa vão anunciar, nesta quarta-feira, 7, uma aliança estratégica para supervisão e controle de unidades de energias renováveis.
Durante a feira Intersolar Europe, evento que ocorre na Alemanha até o dia 9, as companhias vão fechar ainda parcerias de proteção e controle de subestações nas suas posições no Brasil, em outros países da América Latina e na Europa.
De acordo com as companhias, a aliança não é societária e preserva a autonomia de ambas as organizações, concentrando-se em "potencializar as forças complementares". O objetivo é "oferecer uma proposta de maior valor agregado" e ampliar a presença comercial em diferentes etapas do mercado de energia renovável — geração, infraestrutura de transporte e distribuição elétrica (incluindo subestações), automação de redes e soluções de digitalização do sistema elétrico.
"Essa aliança com a Automa representa um passo estratégico fundamental para a Mtech. A sua expertise em software de supervisão, controle e automação complementa perfeitamente nossa capacidade industrial e nossa sólida presença na Europa e na região Apac (Ásia-Pacífico). Juntos, podemos oferecer soluções mais completas e inovadoras aos nossos clientes globalmente", explicou o CEO da Mtech, Santi Fraile.
Para o CEO da brasileira Automa, Marcelo Ferreira, a parceria tem como destaque principal a sinergia entre as duas empresas. "Essa aliança estratégica nos permite combinar nossa experiência digital em sistemas críticos de controle com a solidez industrial da Mtech, posicionando-nos para oferecer soluções mais completas e ampliar nossa presença nos mercados europeu e Apac", disse Ferreira.
A parceria será estruturada em torno de três eixos estratégicos principais, informaram as companhias: a expansão internacional estratégica, com a presença da Mtech na Europa e Apac se unindo à atuação consolidada da Automa no Brasil e América Latina; as sinergias operacionais e complementaridade técnica, com a capacidade de industrialização e produção da Mtech se integrando à expertise da brasileira, que desenvolveu sistema tecnológico para gerar mais eficiência energética.
O software conhecido como SCADA vai permitir que as duas empresas crie criem sinergias operacionais que otimizarão a oferta de soluções integradas e ajudem no desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras.
"A Automa quer ser líder europeia e internacional em soluções SCADA para usinas de energia renovável nos próximos cinco anos, por isso esta parceria comercial faz parte da estratégia da empresa a médio e longo prazo. Consideramos a Mtech uma empresa com a qual podemos nos complementar e oferecer ao mercado uma solução completa, vertical e flexível para otimizar os projetos e ajudar investidores e construtoras a utilizarem soluções robustas, eficientes e digitais para o funcionamento perfeito das usinas e para contribuir com a transição energética", explicou ao Estadão/Broadcast o diretor comercial da Automa, Giorgio Inforzato. A companhia tem sede em São Paulo e outra no Porto, em Portugal.
