PUBLICIDADE

6 dicas para aumentar o valor da sua aposentadoria

Trabalhar muito e trabalhar por conta própria: a aposentadoria precisa ser justa

15 ago 2022 - 06h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Ninguém contesta a explosão do home office e dos negócios próprios durante a pandemia. Só em 2021 foram 3,9 milhões de pequenos empreendedores registrados, segundo o Sebrae. Mas como fica a posentadoria nesse novo cenário econonômico?

O valor médio do benefício mensal é de R$ 1.547,54, sendo que, dos mais de 36 milhões de beneficiários, quase 24 milhões recebem o valor equivalente a um salário mínimo e apenas 0,002% recebem o salário máximo, de R$ 7.087,22. 

Diante desse cenário, muita gente já começa desde cedo a pensar em formas de aumentar a sua aposentadoria. E quem nos dá dicas preciosas nesse sentido é Luiz Bacellar, cofundador e CEO da Saks, savetech da América Latina, focada em previdência privada.

1. Peça a revisão da aposentadoria

“Caso já esteja aposentado, é possível solicitar um pedido de revisão do benefício. Caso algum erro seja identificado, você poderá entrar com uma ação para a reanálise e verificação da possibilidade de aumentar o valor da aposentadoria”, sugere Bacellar.

Existem diversos tipos de revisão, como a concomitante ou revisão da vida toda ― que  serve para solicitar a inclusão de contribuições feitas antes de 1994, antes do início do Plano Real. 

“Muitos aposentados tiveram seus maiores salários neste período, e nem todos foram usados nos cálculos na entrada da aposentadoria. Já o segundo se aplica a quem exercia mais de uma atividade remunerada ao mesmo tempo.”

2. Inclua todos os tipos de trabalho realizados

Todas as suas informações devem estar registradas no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). É de lá que o INSS coleta tudo o que precisa para a sua aposentadoria, por isso, verifique se tudo o que você fez está devidamente registrado. Vale tudo: trabalho no exterior, menor aprendiz, serviço militar, qualquer atividade.

3. Inclua tempo de trabalho insalubre ou perigoso

“Quem trabalhou em condições insalubres ou perigosas tem direito à aposentadoria especial. A questão é que muitos trabalhadores acabam mudando de área de atuação ou de empresa e esse cálculo não é feito pelo INSS na hora de conceder o benefício”, lembra o especialista. “Sendo assim, uma das maneiras de aumentar o valor da aposentadoria é converter essa contagem diferenciada, para o tempo de contribuição comum, por meio de uma revisão.”

4. Descarte as contribuições que pioram seu benefício

“Uma das novidades da reforma da previdência é que agora é possível descartar as contribuições menores para o cálculo da aposentadoria. Por exemplo, pela regra de transição, para um homem solicitar o benefício por idade, precisa ter contribuído no mínimo durante 15 anos. Caso tenha contribuído por mais tempo, o cálculo pode descartar alguns anos em que os salários foram menores e, assim, aumentar a média do valor para o cálculo”, explica ele.

5. Planeje-se

“É fato que um bom planejamento financeiro irá te ajudar a aumentar o valor da aposentadoria, esteja ela distante ou batendo à porta. Analise suas finanças pessoais, se prepare para fazer cortes necessários no orçamento e comece a poupar.”

6. Invista em previdência privada mesmo contribuindo com o INSS

“Não é à toa que a previdência privada também é conhecida como previdência complementar. Após fazer seu planejamento e organizar as finanças, é hora de escolher uma modalidade para investir e esta é uma das mais procuradas para ajudar a aumentar a aposentadoria”, diz Bacellar. 

“O melhor é que é possível programar o resgate do valor investido para quando for se aposentar, escolhendo entre receber um valor mensal ou retirar tudo de uma vez. Isso proporciona maior liberdade para usar o dinheiro que é fruto do trabalho de uma vida inteira.”

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade