Você só precisa de uma palavra para essa técnica psicológica: ela serve para se defender da pessoa narcisista
O que tentaremos fazer é evitar reforçar o comportamento deles com o nosso, para que esse comportamento eventualmente desapareça
Embora apenas um em cada vinte narcisistas seja diagnosticado, estima-se que existam muitos mais. De fato, alguns especialistas falam em uma pandemia de narcisismo e, como explica a psicóloga Ramani Durvasula, consideram-na "um problema de saúde pública". Se você tiver o azar de conviver com um narcisista, seja no trabalho ou na vida pessoal, existe uma técnica comprovada psicológica e cientificamente para lidar com um deles: não reaja.
Ainhoa, conhecida nas redes sociais como Ainhowinss, é uma psicóloga que explica como lidar com o comportamento narcisista "sem gritar, chorar ou perder a paciência", como ela mesma diz em um de seus vídeos no TikTok. A especialista propõe não reagir quando o narcisista provoca e manter o que ela chama de neutralidade cirúrgica. "Não se justifique nem dê explicações", afirma, "porque o narcisista se alimenta das suas reações."
Do ponto de vista psicológico, essa ação é chamada de extinção comportamental. Segundo os especialistas da VeryWellMind , extinção se refere ao "enfraquecimento gradual de uma resposta condicionada que resulta na diminuição ou desaparecimento do comportamento". Em outras palavras, é uma ação que, com o tempo, leva ao fim do comportamento — exatamente o que queremos que aconteça com um narcisista. O que Ainhoa explica é que, ao não reagirmos, removemos o elemento mais importante que reforça esse comportamento: sua explicação, sua justificativa, sua presença constante.
Embora o comportamento narcisista possa variar em inten...
Matérias relacionadas
Está no Prime Video e tem só 8 episódios: você não conseguirá parar de assistir essa série espanhola