Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Xuxa estreia fazendo piadas e ainda magoada com a Globo

18 ago 2015 - 08h07
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Sala de TV

A autoironia e as lembranças (boas e más) de 32 anos de carreira na TV marcaram a estreia do Programa Xuxa Meneghel na Record, na segunda-feira (17).

De acordo com dados prévios do Ibope, a loira marcou 10 pontos de média. Garantiu a vice-liderança isolada entre 22h30 e 00h23.

Sua ex-casa, a Globo, não foi incomodada: marcou o dobro no mesmo horário. Exibiu momentos decisivos de 'Babilônia' e 'Verdades Secretas', além de um infalível blockbuster, 'Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer'.

O SBT, com os exóticos calouros do Ratinho e Patrícia Abravanel imitando a própria Xuxa no Máquina da Fama, acabou prejudicado: chegou a registrar apenas 4 pontos.

Apesar da falta de surpresas e inovações, o PXM divertiu quem esperava ver uma Xuxa livre, leve e solta. Ela teve bons momentos de improviso.

O blog faz algumas observações sobre o tão aguardado programa:

Sem esconder o passado - Foram relembrados vários momentos de Xuxa na Globo. Exibiram até a famosa cena da apresentadora chegando na nave espacial, no Xou da Xuxa. As imagens foram creditadas como 'Arquivo Pessoal'.

Diva, sim, mas despojada - A loira optou por figurino discreto: jeans, camiseta com blazer e botas de salto baixo. No início, o brinco de brilhantes interferiu no headset (microfone de cabeça). Ao perceber o barulho, ela tirou o acessório da orelha e resolveu o problema.

Stand up comedy - "Junno, descobri porque você é sapo: gosta de perereca", brincou Xuxa com o namorado, o ator e cantor Junno Andrade, a quem beijou duas vezes. Ao longo da atração, ela fez inúmeras piadas e autoironias. Deixou claro que era censurada na Globo e agora sente-se autorizada a ousar.

Faz-me rir - Outros bons momentos da Xuxa 'comediante': a montagem em chroma key de uma conversa fake com sua suposta fonte de inspiração, a apresentadora americana Ellen DeGeneres; e a loira de penetra numa cena de 'Os Dez Mandamentos'. Roteiristas competentes podem explorar o inegável potencial cômico da nova estrela da Record.

Quase sincericídio - Xuxa estava destemida, com a língua afiada. Na entrevista com quatro atores da novela bíblica, após ela dizer algumas vezes a palavra 'amém', comentou sobre a proibição de falar sobre religião, fé, anjos. Vai precisar se corrigir a todo instante. Qual foi a primeira coisa que ela fez ao pisar no palco, no início do programa? O catolicíssimo sinal da cruz.

Coração doído - Xuxa saiu da Globo, mas a Globo ainda não saiu totalmente de Xuxa. Por meio de comentários (alguns cifrados, outros explícitos) ela mostrou-se magoada pela maneira como deixou o canal. E reclamou, com todas as letras, pelos globais terem sido supostamente proibidos de desejar boa sorte a ela nas redes sociais.

A benção dos mitos - "Estou no horário dela, no dia dela, é mais do que justo pedir licença", explicou Xuxa, ao homenagear Hebe. Um clipe mostrou cenas das duas juntas. Para a estreia, a loira mandou fazer uma cópia da 'pulseira da sorte' ganhada de Hebe, e que fora roubada. Xuxa também reverenciou Silvio Santos, a quem tentou, sem sucesso, uma entrevista para a estreia. "Mas ele falou com meu chefe", contemporizou, referindo-se ao Bispo Edir Macedo, dono da Record e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, com quem SS gravou longa matéria exibida recentemente no 'Domingo Espetacular'.

A tal convergência - A direção do programa apostou na interação entre TV e sucessos da internet. Por exemplo: trouxe ao palco a protagonista do famoso meme 'Aham Claudia, senta lá'. A garota que foi vítima da impaciência de Xuxa nos anos 80, ainda na TV Manchete, na verdade se chama Érica. Xuxa pediu desculpas à ex-baixinha: "Não sou um amor de pessoa. Sou bruta às vezes".

Casa de rainha - O cenário é gigantesco para os padrões atuais da TV: ocupa 890 metros quadrados no complexo de estúdios da Record, o RecNov. Mais que o dobro da ampla casa de vidro onde Ana Maria Braga faz o 'Mais Você', no vizinho Projac, da Globo. Tomara que saibam aproveitar bem tanto espaço. Na estreia, foi subaproveitado.

Fãs de verdade - A plateia foi bastante participativa. Não faltaram os coros de 'Ôô, a rainha voltou" e "Xuxa, eu te amo". Não havia baixinhos. Só adultos com aquele previsível comportamento tatibitati. Sasha Meneghel, filha única da apresentadora, estava na primeira fila, mas foi pouco focalizada. O pai dela, Luciano Szafir, que é ator da Record, parece não ter sido convidado.

Um megafone, por favor! - Difícil entender o que aconteceu no áudio do programa. Manteve-se instável o tempo todo. Às vezes tão baixo a ponto de deixar inaudível a conversa de Xuxa com os convidados e alguns dos VTs exibidos. Em certo momento, o microfone da atriz Gisele Itié estava desligado e o público não ouviu um palavra do que ela disse.

Xuxexo comercial - A apresentadora fez questão de citar várias vezes os primeiros patrocinadores: Nextel, Niely, Kia Motors e Schin. A marca de refrigerante apareceu com destaque no quadro 'Toc Toc', uma versão do 'Gugu na Minha Casa', na qual Xuxa surpreende fãs em suas casas.

Samba no pé machucado - A estreia de Xuxa na Record terminou com Alexandre Pires, que já havia cantado o samba 'Barraqueira', interpretando 'O Meu Sangue Ferve Por Você', de Sidney Magal. Apesar de dizer que estava com o pé quebrado (na verdade, uma inflamação em dois ossos), Xuxa dançou muito, rebolou muito, se divertiu muito. O telespectador menos exigente foi dormir satisfeito.

Algumas frases de Xuxa ao longo das quase duas horas de programa:

"Não foi fácil chegar até aqui, passei por muitos obstáculos."

"Não gosto quando falam mal da minha antiga casa (a Globo). Estão falando da minha história."

"Ele é Missão Impossível (citando Tom Cruise, que gravou mensagem de boa sorte a ela), eu sou Dura de Matar 1, 2 e 3", debochando do filme exibido naquele momento na Globo, 'Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer'.

Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade