Verdades Secretas quer 'causar': sexo, prostituição, gays, drogas
Lolita transa com o novo marido da mãe. Top model vira zumbi na Cracolândia. Rapaz seduz velho rico por interesse. Gay deslumbrado ilude meninas obcecadas por fama. Marido exemplar é flagrado em vida dupla. Empresária faz fortuna oferecendo produto que não conhece crise: sexo.
Estes são alguns dos elementos da sinopse de Verdades Secretas. A nova novela das 23h da Globo estreia na segunda-feira, dia 8. Terá 64 capítulos.
Apesar da recente onda politicamente correta que atingiu a teledramaturgia brasileira, o autor Walcyr Carrasco rejeitou fazer autocensura neste novo trabalho. Ele mergulha fundo em polêmicas e provocações. Atenção conservadores e moralistas, preparem a artilharia.
A novela usa como pano de fundo o universo da moda, assim como a novela Top Model (1989) e a minissérie Sex Appeal (1993). Mas Verdades Secretas será bem mais ousada. O horário permite cenas de sexo quase explícitas — e isso será visto em quase todos os capítulos.
Mauro Mendonça Filho, diretor de núcleo da trama, fez uma interessante escalação de elenco: tirou vários atores da zona de conforto. A doce Grazi Massafera será uma modelo que se afunda nas drogas e vira uma sem-teto ao lado de outros viciados.
Nove meses depois de se despedir da maternal Dona Nenê, do seriado A Grande Família, Marieta Severo assume o papel de uma cafetina de luxo, que agencia modelos 'ficha rosa', ou seja, que vão da passarela para a cama de homens ricos e poderosos.
Reynaldo Gianecchini usa o poder de sedução e o físico malhado para arrancar dinheiro de mulheres e homens. Rainer Cadete, o advogado boa gente de Amor à Vida, surge como um gay 'quase mulher' incumbido de aliciar lolitas para a prostituição.
A Globo vive um momento esquizofrênico. Impôs mudanças para deixar Babilônia mais comportada e, ao mesmo tempo, aprova uma trama com overdose de conteúdo sexual. Em entrevistas recentes, Walcyr Carrasco avisou que não vai ceder ao patrulhamento dos moralistas.
Verdades Secretas suscita um questionamento relevante: tantas décadas depois da revolução sexual, por que o sexo ainda provoca controvérsia? Nas novelas, os personagens sempre transaram. Mas nos últimos anos surgiu uma espécie de censura branca.
Hoje, as 'cenas de cama' são discretíssimas se comparadas ao que era exibido nos anos 80 e 90. Geralmente mostra-se o casal após a prática, quase nunca durante o ato.
Os autores de Babilônia tentaram ousar com personagens hipersexualizados. Acabaram enquadrados pela direção da Globo. Parece que agora só pode 'sexo com amor'.
Verdades Secretas promete ignorar essa cartilha do politicamento correto em relação aos instintos primitivos do ser humano. Todos os capítulos da novela já foram entregues à emissora. Walcyr Carrasco não admite mudar uma vírgula sequer das cenas ousadas que escreveu.