Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

TV: saiba por que atores têm de "descansar a imagem"

4 mai 2013 - 12h13
(atualizado às 12h13)
Compartilhar
Exibir comentários
O elenco da novela 'Guerra dos Sexos', da TV Globo, se reuniu nesta sexta-feira (26), na churrascaria Pampa Grill, no bairro carioca da Barra da Tijuca, para assistir ao último episódio da trama. Entre os presentes estiveram Bianca Bin, Debora Olivieri, Ronnie Marruda, Raquel Bertani, Marianna Armellini, o autor Silvio de Abreu, Tony Ramos, entre outros
O elenco da novela 'Guerra dos Sexos', da TV Globo, se reuniu nesta sexta-feira (26), na churrascaria Pampa Grill, no bairro carioca da Barra da Tijuca, para assistir ao último episódio da trama. Entre os presentes estiveram Bianca Bin, Debora Olivieri, Ronnie Marruda, Raquel Bertani, Marianna Armellini, o autor Silvio de Abreu, Tony Ramos, entre outros
Foto: Felipe Panfili / AgNews

Quando uma produção televisiva está perto de seu final, ouve-se muito dos integrantes de seu elenco que está na hora de "descansar a imagem". Em geral, as motivações alegadas se resumem ao fato de seu personagem ter tido destaque na trama atual ou porque o ator em questão já vem emendando alguns trabalhos. Assim, o período fora das telas teria a finalidade de desvincular o artista de seus papéis anteriores, para que haja uma maior aceitação por parte do telespectador em uma próxima trama. 

Entretanto, essa ideia não é adotada por todos. Muitos nomes renomados são vistos ano após ano em diferentes novelas, minisséries e especiais. Um exemplo é Tony Ramos, que recentemente protagonizou o "remake" de Guerra dos Sexos. Desde o folhetim Laços de Família, exibido em 2000 pela Globo, o ator não teve um grande intervalo fora do ar. "É normal que o público se lembre que alguns atores estiveram também em tal novela, mas não há associação com a história de seus personagens pelo simples fato de serem completamente diferentes entre si", garante o autor Silvio de Abreu.

Apesar do discurso de descanso da imagem entre produções ser comum, o elenco da maioria das novelas conta com diversas "figuras repetidas". É o caso das três novas apostas da Globo: Sangue Bom, que estreou esta semana no horário das 19h; Amor à Vida, próxima novela das 21h, com estreia marcada para o dia 20 de maio; e Joia Rara, que vai substituir Flor do Caribe no segundo semestre.

No elenco da novela das 19h assinada por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, pode-se destacar Jayme Matarazzo, Isabelle Drummond e Humberto Carrão, que estiveram em Cheias de Charme até o final do ano passado e, agora, depois de um curto intervalo de tempo, voltam ao ar juntos. "Atores que estão começando suas carreiras, como eu, têm de abraçar todas as oportunidades que aparecem", acredita Matarazzo.

Acostumada a encarar uma personagem atrás da outra desde que estreou na TV, em Malhação, Bianca Bin acabou de interpretar sua primeira vilã em Guerra dos Sexos e já está escalada para viver mais uma mocinha, papel frequente em sua carreira, em Joia Rara. Enquanto isso, Mateus Solano faz o caminho inverso da atriz. Após interpretar um mocinho na minissérie Gabriela, ele já está gravando cenas na pele de Félix, o grande vilão do folhetim Amor à Vida.

Os dois, de fato, descartaram a questão da imagem cansada. Mas, optaram por personagens completamente diferentes de seus papéis anteriores, o que talvez facilite na hora de emendar trabalhos. "Eu ainda estou construindo o meu espaço dentro da Globo, então não recuso personagens. Além disso, os papéis que me são oferecidos são tão diferentes entre si que não sinto a necessidade de descansar a imagem", argumenta Mateus.

No SBT, essa preocupação em extrapolar o uso da imagem do ator é mais visível por parte da direção. Com os investimentos em dramaturgia focados no público infantil, antes mesmo de encerrar Carrossel, o canal já vai ter estreado o "remake" de Chiquititas. Como as duas produções se baseiam no universo da criança, a emissora prefere poupar os atores mirins de uma possível repetição na escalação.

"Até este momento, não existe a ideia de aproveitar ninguém de Carrossel em Chiquititas porque estamos com a problemática do desgaste da imagem das crianças. Afinal, serão mais de 300 capítulos em sequência", analisa Reynaldo Boury, diretor de Chiquititas. A Record também demonstra um cuidado na hora de escalar o elenco de suas produções. Mas "descansar a imagem" do ator não chega a ser uma regra imutável na emissora.

Prestes a estrear, a adaptação de Dona Xepa trará em seu elenco alguns ex-Rebeldes, como Arthur Aguiar, Pérola Faria e Diego Montez. "Quando um ator se destaca e brilha em um papel, muitos autores e diretores já começam a pensar nele para seus personagens. E aí é uma questão de oportunidade, para ambas as partes", explica Gustavo Reiz, autor de Dona Xepa. Já na primeira novela de Carlos Lombardi na Record, que deve ser exibida a partir de agosto, poderão ser vistos atores que ainda estão em outra produções.

No ar em Balacobaco, Simone Spoladore irá protagonizar Pecado Mortal. "É a primeira vez que vou ter um intervalo tão curto assim, entre um trabalho e outro, mas isso não me incomoda. E é claro que, instintivamente, você já vai pensando sobre a próxima personagem", conta Simone. Dessa forma, esses exemplos demonstram que o ato de "descansar a imagem" pode ser supervalorizado. E que, na maioria dos casos, um ator versátil consegue encarar com destreza a falta de um grande intervalo entre dois papéis.

Casos específicos

Outra utilidade para o ato de "descansar a imagem" do ator é desassociar seu nome ao de outra emissora. Essa, pelo menos, é a ordem do dia na Globo. Ao contratar alguém que esteve recentemente em alguma produção da Record ou do SBT, os diretores e autores são orientados a não escalar tal pessoa logo de imediato. Essa regra não escrita, geralmente, é mais aplicada a nomes mais conhecidos.

E foi o caso de Marcelo Serrado, que ficou dois anos fora do ar antes de fazer a novela Fina Estampa; Lavínia Vlasak, que já assinou com a emissora, mas só tem feito participações; e Gabriel Braga Nunes, que também demorou cerca de dois anos para aparecer em alguma produção global. "A Globo sinalizou essa volta e eu fiquei mais de um ano fora da TV, esperando o sinal para que Fina Estampa entrasse em produção. Foi bacana ter esse tempo para assimilar as mudanças", relembra Serrado.

Em contrapartida, o SBT contratou a dupla "teen" de ex-apresentadores da TV Globinho, formado por Emílio Eric e Letícia Navas, para integrar o elenco do "remake" de Chiquititas. "Resolvemos aproveitar mesmo a química mostrada entre os dois na concorrência. Vamos repetir o casal na trama", adianta Reynaldo Boury.

Instantâneas

- Uma das possibilidades para o elenco de Chiquititas é a entrada de Larissa Manoela e Jean Paulo Campos na novela infantil após três meses de sua estreia.

- Depois de cogitar Isis Valverde como protagonista de Joia Rara, a Globo preferiu descansar a imagem da atriz. A emissora entende que ela ficou superexposta com Avenida Brasil e O Canto da Sereia.

- Atualmente no ar em Malhação, a personagem de Danielle Winits morrerá na trama "teen" para que a atriz comece a gravar a próxima novela das 21h, Amor à Vida.

- Escalada para viver Maria Clara em Pecado Mortal, Maytê Piragibe foi retirada do elenco da novela para descansar sua imagem após ter destaque na segunda fase de José do Egito.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/diversao/tv/infograficos/atrizes-mais-bonitas-da-tv/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/diversao/tv/infograficos/atrizes-mais-bonitas-da-tv/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade