'The X-Factor' é sucesso absoluto no Reino Unido; entenda o programa
- Ivan Guevara
- Porto Alegre
O principal programa da atual estação no Reino Unido não é tão conhecido assim no Brasil. Diferentemente do American Idol, o The X-Factor não é transmitido por aqui - o único país, além da Inglaterra, que possui os direitos para exibição é a Irlanda - mas nem por isso deixa de ganhar espaço na mídia mundial e brasileira.
Atualmente na sua sétima temporada, The X-Factor é uma versão melhorada e mais dinâmica do já conhecido American Idol. A proposta é a mesma: encontrar um novo ídolo, no caso, aquele que tenha o "Fator X" para ser o novo popstar europeu - daí o nome do programa.
Criado por Simon Cowell em 2004, o programa possui versões em mais de 25 países ao redor do mundo e já catapultou nomes como Leona Lewis e Alexandra Burke. Para 2011, está prevista a versão do The X-Factor USA, com Simon Cowell, Cheryl Cole e Nicole Scherzinger como jurados mais cotados.
O formato é bem diferente da maioria dos realitys caça-talentos, a começar pela participação dos jurados. A bancada é formada por: Simon Cowell, conhecido pelo público brasileiro por sua participação em American Idol; Louis Walsh, irlandês e produtor musical, foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da boyband Boyzone; Dannii Minogue, irmã da popstar Kylie Minogue, entrou no programa em 2004 e tem desavenças com Sharon Osbourne, que saiu do show um ano depois; e Cheryl Cole, integrante da girlband Girls Aloud, entrou no reality em 2008.
Como funciona
No início de cada temporada os jurados visitam as principais cidades do Reino Unido realizando audições na busca por candidatos. A segunda etapa é o chamado 'bootcamp', no qual os calouros realizam apresentações diante de uma plateia composta por milhares de pessoas. A partir daí, escolhe-se 24 calouros para seguir em frente e ir para última etapa, a judge's house (casa dos jurados). Aqui está outra fundamental diferença do The X-Factor se comparado ao American Idol. No programa inglês, os participantes são divididos em quatro categorias distintas: os "grupos", que podem tanto ser girlbands, boybands ou duplas; os "meninos", rapazes de 16 a 28 anos; as "meninas", na mesma faixa de idade; e a dos "maiores de 28 anos", que como o próprio nome diz, são concorrentes que possuem idade superior a estipulada.
Cada categoria é mentorada por um determinado jurado, a escolha é feita pelos produtores do programa a cada ano. Na atual temporada, Simon Cowell é mentor dos grupos; Dannii Minogue ficou com os meninos; Cheryl Cole, com as meninas; e Louis Walsh, com a dos maiores de 28 anos. E é aí que a disputa se inicia. Além dos calouros, os jurados disputam entre sí para conquistar o título. Cheryl é a atual campeã, venceu em 2009, com Joe McElderry e em 2008, com Alexandra Burke.
Quem acompanha os tabloides ingleses e as notícias sobre o programa pode perceber a polêmica que o reality causou este ano. Desde o começo da temporada, quando os produtores foram acusados de manipularem a voz dos candidatos na primeira etapa de audições, não pararam de surgir assuntos que causaram comoção em toda Inglaterra. Desde o penultimo final de semana, quando foi exibido o episódio no qual os jurados decidem quem serão seus finalistas para a competição, o país se uniu para repudiar as escolhas de Cheryl. A jurada eliminou a candidata que todos apostavam ser o principal destaque deste ano, Gamu Nhengu, natural de Zimbábue, que foi considerada tecnicamente impecável nas audições.
O assunto teve tanta polêmica que durante vários dias ocupou capas dos principais jornais do Reino Unido. Além disso, em uma página criada no Facebook, mais de 220 mil fãs assinaram um protesto contra Cheryl por ter deixado Gamu fora da competição. Tablóides pegaram carona no assunto e multiplicaram suas vendas ao criar o 'Gamu-Gate', uma referência ao escândalo político de 1970, nos Estados Unidos, e investigaram as causas que teriam levado à eliminação. E mais: para aumentar o drama, soube-se que a jovem está prestes a ter seu visto no Reino Unido expirado e não sabe se poderá continuar no país ou não.
Os mais céticos perguntam se toda a polêmica envolvendo o show nesta sétima temporada é proposital ou não. Independentemente da resposta, fato é que a audiência do programa nunca esteve tão alta: de acordo com Guardian UK, a audiência do primeiro show ao vivo do programa teve picos de 13,7 milhões de pessoas, o que representa mais de 51% de toda população do Reino Unido na frente da telinha.
Brasileiro no X-Factor
Entre os participantes da sétima temporada do The X-Factor, há um brasileiro bastante, digamos, exótico. Wagner Fiúza Carrilho, professor de educação física aposentado de 54 anos, foi escolhido por Louis Walsh para integrar a categoria acima dos 28 anos em uma repescagem. Excepcionalmente este ano, cada jurado pode escolher um participante a mais em cada categoria, somando 16 concorrentes no total e deixando a competição ainda mais acirrada.
Sobre os destaques da temporada, na equipe dos grupos Simon provavelmente deverá apostar suas fichas na boyband One Direction, formada por belos meninos adolescentes. Louis Walsh certamente defenderá até o final Mary Byrne, espécie de 'Susan Boyle' do programa. Dannii Minogue tem duas fortes figuras em sua equipe: Matt Cardle, que liderava a bolsa de apostas na Inglaterra antes mesmo da etapa dos shows ao vivo começarem, e Aiden Grimshaw, que foi perfeito com sua apresentação de Mad World, de 'Tears For Fears'. Cheryl, por sua vez, poderá usar mão de Rebecca Fergunson, cuja voz é delicada, rouca e poderosa, mas que terá de vencer sua insegurança no palco; e Cher Lloyd, que chamou atenção da mídia europeia desde sua primeira audição no programa.
Na noite de domingo, 10, quando iniciou a etapa dos shows ao vivo, dois concorrentes foram eliminados. Dannii Minogue perdeu seu primeiro pupilo, Nicolo Festa; Simon Cowell, o primeiro dos grupos, F.Y.D. A final do programa está prevista para 12 de dezembro.