Serrar um dente, aumentar os seios, depilar com era: as ousadias estéticas dos atores em novelas
Vale tudo em nome da arte? Alguns sacrifícios parecem mentira, mas aconteceram na TV
“Nunca tive medo de ficar feio. Medo eu tenho é de ficar falso”, disse o grande Marco Nanini, sempre disponível para transformações físicas em nome de personagens na TV e no teatro.
Colegas dele mostraram coragem ao ultrapassar limites. A começar por Murilo Benício. No remake de ‘Irmãos Coragem’, em 1995, ele mandou serrar um pedaço de um dente da frente e passou a navalha em parte da sobrancelha.
Conseguiu um visual agressivo para o aprendiz de vilão Juca Cipó. “Para mim é assim, não tem meio termo”, explicou na época. Após o fim das gravações, reconstruiu a dentição.
Em 2004, na Record, ocorreu aquele que talvez seja o maior sacrifício físico de um ator para um papel.
Tallyta Cardoso, então com 26 anos, aceitou se submeter a cirurgias plásticas no nariz e nos seios para serem mostradas na novela ‘Metamorphoses’, focada na supervalorização da estética.
Em uma cena didática de pré-operatório sobre a insegurança em relação ao tamanho das próteses de silicone, a atriz teve os próprios seios mostrados. Uma ousadia inimaginável na teledramaturgia de hoje.
Outro a não medir esforços em nome da arte dramática foi Rainer Cadete. Para viver o extravagante agenciador de modelos Visky em ‘Verdades Secretas’, ele depilava todo o corpo com cera quente, um método nada agradável. “É dolorido”, comentou.