PUBLICIDADE

Filmes e séries para refletir sobre o racismo

Em meio a crescente onda de protestos contra à violência policial e ao racismo, veja algumas sugestões de filmes para inspirar discussões

17 jun 2020 16h42
| atualizado às 16h43
ver comentários
Publicidade

Em meio a crescente onda de protestos contra a violência policial nos Estados Unidos e no Brasil, após a morte de George Floyd e do menino João Pedro, debates sobre o racismo ganharam merecidamente grandes proporções. E o cinema e a literatura podem, e devem, ser o nosso aliado para provocar a reflexão acerca do tema.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

⁣Em meio a crescente onda de protestos contra a violência policial nos Estados Unidos e no Brasil, após a morte de George Floyd e do menino João Pedro, debates sobre o racismo ganharam merecidamente grandes proporções. E o cinema e a literatura podem, e devem, ser o nosso aliado para provocar a reflexão acerca do tema.⁣ ⁣ Para esta semana, a equipe do Terra separou alguns filmes e séries para poder inspirar mais discussões. As sugestões estão disponíveis nas principais plataformas de streaming e são só algumas das obras que você pode assistir para se informar mais sobre esse assunto tão importante.⁣ ⁣ #Entretenimento #Cinema #VidasNegrasImportam

Uma publicação compartilhada por SEU MUNDO, SIMPLES (@terrabrasil) em

 

Para esta semana, a equipe do Terra separou alguns filmes e séries para poder inspirar mais discussões. As sugestões estão disponíveis nas principais plataformas de streaming e são só algumas das obras que você pode assistir para se informar mais sobre esse assunto tão importante.  

A 13ª Emenda (Netflix)

Neste documentário da Netflix, estudiosos, ativistas e políticos analisam a 13ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos e a correlação entre a criminalização da população negra dos EUA e o boom do sistema prisional do país.

Daniel Kaluuya em 'Corra!' (2017)
Daniel Kaluuya em 'Corra!' (2017)
Foto: IMDB / Reprodução

Corra! (Google Play e iTunes)

No aclamado filme de Jordan Peele, um jovem negro viaja para conhecer os pais brancos de sua namorada, e passa por um experimento que evidencia o horror do racismo mais absurdo, do que pode ser caracterizado como um terror psicológico com forte crítica social.

Ó Paí Ó (Globoplay)

Com Lázaro Ramos e Wagner Moura, o filme nacional conta a história de moradores de um cortiço durante o último dia de Carnaval e aborda o racismo em suas nuances sociais, políticas e religiosas.

O Ódio Que Você Semeia (Telecine Play)

Uma adolescente negra de 16 anos vê o amigo ser assassinado por policiais brancos e sofre pressão para se posicionar sobre o caso, por ser a única pessoa presente na cena do crime.Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.

Donald Glover em 'Atlanta' (2016)
Donald Glover em 'Atlanta' (2016)
Foto: IMDB / Reprodução

Atlanta (Netflix)

Com direção de Donald Glover, que você pode conhecer pelo visceral clipe de This is America, a série faz um retrato cômico do que é ser negro nos Estados Unidos e trata de temas como a pobreza, a falta de oportunidade, a criminalidade e o racismo.

Fruitvale Station (Amazon)

Com Michael B. Jordan, Melonie Diaz e Octavia Spencer, o filme mostra o último dia da vida de Oscar Grant, vítima de um dos casos de brutalidade policial mais conhecidos dos EUA.

Fonte: Redação Terra
Publicidade
Publicidade