Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Paródia com Schiavo em 'Uma Família da Pesada' gera ira familiar

25 mar 2010 - 20h30
Compartilhar

No início, Bobby Shindler não fazia ideia do que sua mãe, Mary, estava assistindo no computador do escritório na segunda-feira de manhã.

Depois, ele ouviu uma música com letra estranha que parecia ter o nome de sua irmã, que ganhou fama nacional como o centro de uma das batalhas mais contenciosas de fim da vida da história recente: Terri Schiavo.

"Você não quer ver isso", Schindler lembrou sua mãe dizendo, com lágrimas nos olhos enquanto desligava o vídeo online que passava o episódio de domingo da comédia animada Uma Família da Pesada, do canal Fox. O seriado, conhecido por suas sátiras brutalmente explícitas, começou com crianças do primário fazendo uma apresentação chamada Terri Schiavo: o Musical, parodiando sua morte no hospício Pinellas Park, em 2005.

Mesmo agora, enquanto recebem e-mails e telefonemas de apoio vindo de todo o país, Bobby Schindler disse que a família não consegue entender por que uma emissora televisiva faria graça de uma mulher que morreu em estado vegetativo após retirarem os aparelhos que a mantinham viva.

"Gostaria que os produtores pudessem ter visto a reação (de minha mãe)", disse ele. "Isso parte seu coração." Uma porta-voz da rede Fox se negou a comentar.

Quarta-feira vai marcar o quinto aniversário de morte de Schiavo, que entrou em persistente estado vegetativo após desmaiar em sua casa em St. Petersburg, em 1990.

Seu marido, Michael Schiavo, lutou uma longa batalha judicial contra os Schindler e diversos grupos conservadores para ganhar o direito de retirar os aparelhos que a mantinham viva em meados dos anos 2000, afirmando que sua esposa teria optado por morrer. Reforçado por um amargo debate partidário e intensa atenção midiática, o conflito acendeu um acalorado embate nacional sobre temas do fim da vida.

A sonda de alimentação de Schiavo foi removida em 2005. Seu pai, Robert Schindler Senior, uma figura de alta visibilidade na batalha para mantê-la viva, morreu em agosto.

A família Schindler, que hoje mantém uma fundação com o nome de Schiavo, estava focada no show de arrecadação do quinto aniversário, marcado para 11 de abril em Indianápolis, com as estrelas do country Collin Raye e Randy Travis. Então, o episódio de Uma Família da Pesada foi ao ar, mostrando crianças animadas cantando versos como "Terri Schiavo está mais ou menos viva" e "(Ela é) a planta mais cara que você já viu".

Schindler espera criar suficientes protestos para comprometer alguns patrocinadores do programa. Mas um dos fóruns que ofereceram apoio à família Schindler durante a batalha sobre a sonda de alimentação de Schiavo pode não ser tão amigável agora. O canal Fox News é uma companhia irmã da rede que transmite Uma Família da Pesada.

A série já criou polêmicas antes. Em fevereiro, Sarah Palin protestou contra Uma Família da Pesada quando um personagem com síndrome de Down disse que sua mãe era "a ex-governadora do Alasca". Palin, ex-chefe executiva do Alasca, tem um filho com síndrome de Down. O grupo conservador Parents Television Council também fez protestos quando o seriado mostrou um personagem sofrendo ataque cardíaco enquanto recebia uma lap dance de uma stripper.

Mas esquetes assim nem sempre provocam raiva. O filho do lendário vendedor de infomercial Billy Mays cumprimentou os produtores do explícito desenho animado da Comedy Central, South Park, quando eles fizeram graça dele após sua morte inesperada no ano passado.

Schindler, porém, não conseguiu deixar isso de lado. "Realmente não deveria importar de qual lado você está em relação à minha irmã", disse ele. "Algo assim deve ofender qualquer um."

Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra