PUBLICIDADE

O que aconteceu com Petra, de 'Terra e Paixão'? Saiba principais reflexos de abuso na infância na vida adulta, segundo experts

Personagem de Debora Ozório na novela 'Terra e Paixão', Petra foi abusada sexualmente quando criança. Ao Purepeople, especialistas explicam como esse tipo de crime causa impactos na vida adulta e como os pequenos sinalizam isso aos pais

1 dez 2023 - 19h59
Compartilhar
Exibir comentários
O que aconteceu com Petra na novela 'Terra e Paixão'? Psicólogo e biomédica explicam reflexos de abuso na infância na vida adulta.
O que aconteceu com Petra na novela 'Terra e Paixão'? Psicólogo e biomédica explicam reflexos de abuso na infância na vida adulta.
Foto: Divulgação, TV Globo / Purepeople

Na novela "Terra e Paixão", Petra (Debora Ozório) foi abusada sexualmente quando criança e nos próximos capítulos vai impedir que o mesmo aconteça com outra menor de idade. Na trama das nove da Globo, passado alguns anos o trauma atingiu a filha de Antônio (Tony Ramos) de forma pesada e a jovem passou a desenvolver um vício em remédios tarja preta, chegando a ser internada em uma clínica de reabilitação.

[ALERTA: o texto a seguir aborda assuntos relacionados a saúde mental. Caso a matéria desperte gatilhos ou você conheça alguém que precise de ajuda, procure o Centro de Valorização à Vida, disponível 24 horas pelo telefone 188, ou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximo]

Esse passado doloroso de Petra só passou a ser superado com sessões de terapia com Marta (Kika Kalache). O psicólogo Alexander Bez, especialista em Síndrome do Pânico e Saúde Mental, aponta que, em alguns casos a pessoa vítima de abuso na infância, até pode se retornar um abusador no futuro.

"Infelizmente, sim, porém tudo depende de como foi a evolução da personalidade da criança, em qual etapa do desenvolvimento infantil estava e em qual fase do crescimento da psicossexualidade a criança se encontrava", detalha o profissional ao Purepeople.

"De qualquer maneira se imprime uma fragmentação mental de etiologia psiquiátrica, levando a condutas e ações de risco", acrescenta, lembrando que a psicoterapia nesses casos tem chance de ser diferente dependendo do sexo biológico do abusado.

"Isso porque a const...

Veja mais

Matérias relacionadas

Na novela 'Terra e Paixão', segredo de Petra sobre abuso vem à tona. Saiba quem é o abusador da jovem!

'Terra e Paixão': Petra impede grave crime e salva criança de abuso; saiba quem vira aliada para colocar criminoso na cadeia

Revelação em 'Terra e Paixão': Verdadeiro abusador de Petra a perseguirá novamente; saiba quem é

'Terra e Paixão': Preocupado com Petra, Luigi toma decisão importante para proteger a esposa de Hélio; saiba qual

Quem abusou de Petra em 'Terra e Paixão'? Agrônoma faz terapia e descobre a verdade sobre o responsável

Purepeople
Compartilhar
Publicidade
Publicidade