'Ti-ti-ti' estreia nesta segunda; saiba quem é quem na trama
- Arcângela Mota
O glamour e as rivalidades do universo fashion entram em cena a partir do dia 19 com Ti-Ti-Ti. No lugar do moderno edifício Titã e do anacrônico grupo de roqueiros de Tempos Modernos, a nova novela das 19 h da Globo estreia nesta segunda com belos personagens, figurinos exuberantes e divertidas disputas entre dois estilistas. E conta com investimento digno de novela das oito, capaz de levantar os insatisfatórios 24 pontos de média do horário. O custo aproximado é de R$ 450 mil por capítulo, o mesmo de Passione. E o elenco é digno de horário nobre, com atores como Alexandre Borges, Murilo Benício, Malu Mader, Cláudia Raia e Christiane Torloni. A novela, assinada por Maria Adelaide Amaral, é uma nova versão da trama homônima escrita por Cassiano Gabus Mendes, que fez sucesso na Globo em 1985. "Ti-Ti-Ti é beleza, é bom humor, é ação e é Cassiano Gabus Mendes. Estamos trazendo o autor de volta ao horário das sete, onde ele reinou com tanta competência", exaltou Maria Adelaide, que misturou núcleos da primeira versão da novela com tramas e personagens de outras obras do autor.
Ambientada em São Paulo, a história gira em torno da rivalidade entre os estilistas Jacques Leclair e Victor Valentim, codinomes dos ambiciosos André Spina e Ariclenes Martins, personagens de Alexandre Borges e Murilo Benício. Criados em uma mesma vila na Zona Leste de São Paulo, os dois disputam tudo desde a infância. Depois de adultos, eles se reencontram e, por acaso, acabam brigando por espaço no mundo da moda. "São dois malandros soltos no universo fashion", sintetiza Murilo. Sem muitos pudores para alcançar seus objetivos, eles travam embates que, segundo o diretor Jorge Fernando, prometem surpreender. "O humor mudou muito. A comédia 'pastelão' não é do que o público ri. Para arrancar uma gargalhada, tem de surpreender", teorizou, ao falar de um estilo de humor sempre presente nas novelas das 19h da emissora.
A novela começou a ser gravada em maio em Minas Gerais e São Paulo, onde parte do elenco passou 45 dias fazendo os primeiros 20 capítulos. "Foi um tempo bom para engrenar no personagem. Pude passar o texto com calma com a Cláudia e isso ajudou a esquentar as cenas com a nossa história", contou Alexandre Borges, referindo-se à Cláudia Raia, que na trama interpreta a perua Jaqueline Maldonado, uma mulher da alta sociedade que tem um caso com Jacques Leclair e ajuda o estilista a realizar o sonho de criar uma grife de sucesso.
Já em Minas Gerais, foram gravadas as primeiras cenas do núcleo romântico da novela, tirado de Plumas & Paetês, trama de Cassiano Gabus Mendes exibida em 1980, na Globo. Na história, Ísis Valverde interpreta Marcela, uma jovem de Belo Horizonte que se muda para São Paulo após engravidar do namorado, com quem teve uma briga séria. Durante a viagem ao lado de Osmar, de Gustavo Leão, os dois sofrem um acidente que é fatal para o rapaz. Depois disso, Marcela é acolhida pela família dele e tem uma mudança radical em sua vida. "É o lado dramático da novela. Ela é uma mocinha que apronta, não fica a novela inteira chorando", adiantou Ísis, cuja personagem também vai ingressar no mundo da moda.
Mas não é apenas a briga entre os estilistas que retrata o universo fashion da trama. A história também conta com uma agência de modelos comandada por Luisa e Edgar, personagens de Guilhermina Guinle e Caio Castro, uma revista de moda editada por Suzana, ex-mulher de Victor Valentim interpretada por Malu Mader, e uma confecção comandada pela viúva Rebecca, de Christiane Torloni. Tudo para deixar a abordagem do mundo da moda mais completa. "Tenho uma curiosidade quase antropológica por esse universo. É algo que me fascina e quero abordar sob vários ângulos", explicou a autora Maria Adelaide Amaral.
De volta às origens
A rivalidade entre Jacques Leclair e Victor Valentim fez sucesso pela primeira vez em 1985, quando Reginaldo Faria e Luis Gustavo interpretaram os personagens na primeira versão de Ti-Ti-Ti. Na época, eles eram costureiros conceituados que faziam sucesso com seus ateliês nos Jardins, bairro nobre de São Paulo. Na versão de Maria Adelaide, os personagens foram transformados em estilistas da Zona Leste da cidade que criam vestidos de festas, madrinhas e noivas. "Precisei atualizar a trama. A moda brasileira se industrializou de tal forma desde o início dos anos 90, que Leclair e Valentim não teriam mais lugar nesse mundo", explicou Maria Adelaide.
A versão atual de Ti-Ti-Ti também resgata o núcleo romântico de Plumas & Paetês, que conta a história de Marcela, personagem de Elizabeth Savala atualmente interpretada por Ísis Valverde. Da trama também foi retirada a história de Rebecca, de Eva Wilma, a empresária vivida hoje por Christiane Torloni. A novela traz também participações especiais de personagens de outras obras de Cassiano, como o detetive desastrado Mário Fofoca, interpretado por Luis Gustavo em Elas por Elas, em 1982, e a ex-vedete Kiki Blanche, vivida por Eva Todor em Locomotivas, em 1977, que será interpretada agora por Maria Zilda Bethlem. "A ideia é fazer uma grande homenagem ao Cassiano, que me trouxe à tevê quando me convidou para escrever com ele Meu Bem Meu Mal", lembrou a autora.
Quem é Quem
Núcleo da Zona Leste
Ariclenes Martins/Victor Valentim (Murilo Benício) - Homem de origem humilde que cresceu em uma vila no bairro do Belenzinho. Ganhou na loteria quando era jovem, mas perdeu todo o dinheiro. Após conhecer Cecília (Regina Braga), finge ser um estilista espanhol, Victor Valentim, e copia as roupinhas de boneca feitas por ela na criação de suas coleções. Foi casado com Suzana (Malu Mader), por quem continua apaixonado e com quem teve um filho, Luti (Humberto Carrão).
Luis Otávio Martins (Humberto Carrão) - Filho único de Ari e Suzana. Concilia a faculdade de Belas Artes com o trabalho de garçom. Namora Gabriela (Carolina Oliveira), mas se apaixona por Valquíria (Juliana Paiva), filha de André (Alexandre Borges).
Francisco da Silva (Rodrigo Lopez) - Mais conhecido como Chico, é amigo e fiel escudeiro de Ari. Tem um emprego diferente a cada semana. É desastrado e inconveniente.
André Spina/Jacques Leclair (Alexandre Borges) - Inimigo de infância de Ari. Abriu um ateliê após se casar com uma jovem rica, com quem teve quatro filhos. Seduz suas clientes e finge ser gay quando está perto dos maridos delas. Passa por uma mudança radical ao conhecer duas mulheres: Jaqueline (Cláudia Raia), que torna a grife Jacques Leclair famosa, e Clotilde (Juliana Alves), por quem se apaixona.
Júlia Spina (Nicette Bruno) - Tia de André, criou o sobrinho após ele ter sido abandonado pela mãe. Sonha em reencontrar a irmã.
Cecília Spina (Regina Braga) - Mãe de André. Enlouqueceu com a culpa por ter abandonado o filho. É encontrada por Ari morando na rua e, em troca de moradia e sustento, empresta para ele as roupinhas que costura para as bonecas.
Marta Moura (Dira Paes) - Ex-namorada de André, é uma costureira talentosa. Acreditava que ia casar com ele, mas foi trocada por uma jovem rica. É viúva de um homem mais velho, com quem teve três filhos. Há muitos anos, carrega um grande segredo.
Clotilde Matoso (Juliana Alves) - Secretária no ateliê de Jacques Leclair. Não cede às investidas de Jacques e o deixa perdidamente apaixonado por ela. É uma mulher prática e de sangue frio.
Classe alta paulistana
Gustavo Sampaio (Leopoldo Pacheco) - Marido de Bruna (Giulia Gam), pai de Edgar (Caio Castro) e Osmar (Gustavo Leão). Dono da editora GS, que publica a revista "Moda Brasil". Em nome do amor pela esposa, que está gravemente doente, pede para Marcela (Ísis Valverde) mentir sobre a paternidade de seu bebê, afirmando que a criança é do falecido Osmar.
Bruna Soares Sampaio (Giulia Gam) ¿ Esposa de Gustavo. Sofre com um tratamento contra um câncer. Se ressente da ausência de Osmar, seu filho caçula.
Osmar Sampaio (Gustavo Leão) - Filho de Gustavo e Bruna, saiu de casa por não conseguir assumir para a mãe que é homossexual. Mora em Belo Horizonte com Julinho (André Arteche), por quem é muito apaixonado. Morre em um acidente de carro no início da novela.
Marcela de Andrade (Ísis Valverde) - Jovem bonita e carismática, apaixonada por Renato (Guilherme Winter), com quem se decepciona. Grávida, viaja para São Paulo de carona com Osmar. Sobrevive ao acidente que mata o rapaz e passa a morar com a família dele, dizendo que o filho que espera é de Osmar.
Rebeca Bianchi (Christiane Torloni) - Fica viúva de Orlando (Paulo Goulart) no primeiro capítulo da novela e passa a dedicar sua vida ao trabalho. Para sustentar os dois filhos, assume o comando da confecção da família, sem conhecimento algum de contabilidade, administração e planejamento.
Breno Rodrigues (Tato Gabus Mendes) - Diretor da fábrica de Rebeca. Apesar de agradável socialmente, é avarento e mesquinho. Não suporta a esposa Jaqueline (Claudia Raia), mas não se separa dela por não querer repartir os bens.
Jaqueline Maldonado (Claudia Raia) - Mulher intensa e de estilo extravagante. É debochada e tem um humor instável. Se separa de Breno após se apaixonar por Jacques Leclair, e ajuda o estilista a fazer sucesso com a sua marca. Exige que o designer de roupas se case com ela, mas ele sempre foge do compromisso.
Agência de modelos Lugar Models
Edgar Sampaio (Caio Castro) - Filho mais velho de Gustavo e Bruna. Rapaz bonito, carismático e popular. É noivo de Camila (Maria Helena Chira) e mantém um caso com Luisa (Guilhermina Guinle), sua sócia na agência de modelos Lugar Models. Se apaixona por Marcela.
Luisa Salgado (Guilhermina Guinle) - Mulher bonita e inteligente que, apesar da pose de independente, morre de medo da rejeição e de envelhecer. Tem um caso há anos com Edgar, de quem não abre mão porque quer ter sempre um homem jovem.
Dorinha Bacelar (Mônica Martelli) - Modelo famosa na juventude, cuida de tudo que diz respeito às modelos da agência. Foi noiva de Gustavo quando jovem, mas abriu mão de tudo para curtir a vida e a fama. Vive em decadência e se arrepende de sua escolha.
Redação da Moda Brasil
Suzana Martins (Malu Mader) - Ex-mulher de Ari, é a editora-chefe da revista Moda Brasil, a principal publicação da editora GS. Bonita e culta, é a melhor amiga de Luisa (Guilhermina Guinle). Quando Ari se torna Victor Valentim, ela é obrigada a dar destaque para ele na revista, mesmo temendo que o ex-marido se envolva em algum problema.
Help (Betty Gofman) - Secretária de Suzana. Seu nome é Socorro, mas só aceita ser chamada de Help. Sempre cria empecilhos aos que tentam falar com Suzana. Vai se apaixonar por Ângelo.
Adriano Novaes (Rafael Zulu) - Jornalista conceituado de moda, tem uma coluna na revista. Finge ser homossexual para ser respeitado no restrito mundo da moda.
Ti-Ti-Ti - Estreia esta segunda, dia 19, às 21h, na Globo.