Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novela da Globo estreou faixa das oito e bateu de frente com a TV Tupi há 59 anos

A primeira novela da Globo Rio foi uma adaptação e enfrentou concorrência da Tupi com jornal de sucesso

11 set 2025 - 13h31
(atualizado às 13h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Há 59 anos, a Globo Rio estreou a novela O Rei dos Ciganos. A obra foi a primeira trama do chamado horário nobre, sendo transmitida às 20h. Moysés Weltman (1932 - 1985) escreveu a novela como uma adaptação de Olhos que Amei (1965), da TV Tupi. A líder de audiência regravou a novela com o intuito de bater de frente com a extinta pioneira por conta da exibição do Repórter Esso, fenômeno transmitido na emissora.

Registro de O Rei dos Ciganos na Globo
Registro de O Rei dos Ciganos na Globo
Foto: Reprodução/Memória Globo / Contigo

Nilson Xavier, do Teledramaturgia, apontou que o autor da obra acabou por modificar algumas coisas no enredo e diferenciou alguns pontos de semelhança para deixar as obras diferentes. Moysés trocou a Áustria como o país principal para a Rússia. A supervisora de dramaturgia da TV Globo na época, Glória Magadan (1920 −2001) solicitou que o escritor mudasse os nomes de alguns personagens para que a trama pudesse ser exibida.

Faixa nova na Globo Rio

Mesmo que em São Paulo o horário das 20h já existia e já era consolidado desde 1965 quando a Globo paulista transmitiu O Ébrio, novela baseada na canção de Vicente Celestino e escrita por José e Heloísa Castellar. No Rio de Janeiro, no entanto, O Rei dos Ciganos marcou a estreia da faixa para os cariocas.

A novela tinha como foco principal o dia a dia de ciganos e nobres. O triângulo amoroso entre Wladimir, personagem de Carlos Alberto, Wanda, papel de Sônia Clara e o Conde Fernando Racozy, recheava a novela. O foco de atrapalhar o casal principal que o antagonista tinha, deixava a trama com aquele enredo clássico de novelas.

Nilson ainda pontuou que as atrizes Sônia Clara e Renata Fronzi estrearam os primeiros papéis em novelas diárias com esta aqui. Theresa Amayo estreou na Globo com a obra, assim como Rubens de Falco e Jaime Barcelos. Carlos Alberto, protagonista, viveu o papel logo após do sucesso de Eu Compro Esta Mulher, onde protagonizou ao lado da esposa, Yoná Magalhães.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade