PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Novelas de sucesso fazem Globo recuperar poder e status

Emissora se distancia ainda mais das concorrentes e tenta agradar público da internet

24 jul 2017 - 16h46
(atualizado em 25/7/2017 às 07h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Em 2015, ano no qual completou meio século, a Globo viveu um de seus piores períodos no Ibope. A comemoração do cinquentenário foi ofuscada por insucessos como ‘Babilônia’ e ‘A Regra do Jogo’.

Hoje, o cenário é outro. As principais faixas de teledramaturgia da emissora apresentam bons índices.

Gravação de cena de ‘Pega Pega’: as tramas da Globo fizeram as pazes com os noveleiros.
Gravação de cena de ‘Pega Pega’: as tramas da Globo fizeram as pazes com os noveleiros.
Foto: Paulo Belote/TV Globo / Sala de TV

Desde a reprise de ‘Senhora do Destino’ no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ (média de 16 pontos, com um capítulo recente marcando impressionantes 23 pontos) até o folhetim das 21h, 'A Força do Querer’, perto de alcançar 33 de média, seis a mais do que a antecessora.

Os ótimos resultados de ‘Malhação – Viva a Diferença’ (20 pontos), ‘Novo Mundo’ (23) e ‘Pega Pega’ (29) – produções com mais público do que as anteriores nas mesmas faixas horárias – ajudam a Globo a se distanciar cada vez mais de Record e SBT no ranking do Ibope e da GfK.

Essa liderança isolada, sem ameaça iminente, faz o canal ousar na disputa pelos consumidores de streaming.

Séries como ‘Carcereiros’, baseada em livro do médico Drauzio Varella, e ‘Brasil a Bordo’, criada e protagonizada por Miguel Falabella, já foram disponibilizadas no Globo Play sem ter data marcada para estrear na TV.

Essa deferência ao internauta-telespectador seria impensável tempos atrás, quando a Globo ainda ignorava o poder crescente do consumo de ficção de boa qualidade na web.

Para não perder a curva ascendente de audiência, a emissora está cada vez mais rigorosa na escolha das próximas novelas a serem produzidas.

Tramas com excesso de violência e drama perdem lugar para enredos mais leves, focados em romantismo, heroísmo clássico e humor familiar.

Os sucessos atuais, aliados ao bom desempenho do jornalismo em tempos de notícias cada vez mais surpreendentes, podem fazer a emissora da família Marinho ter uma das melhores audiências anuais desta década.

Ainda que Record e SBT possuam êxitos em seus segmentos – novelas baseadas em textos bíblicos e infanto-juvenis, respectivamente –, a Globo prova que sua teledramaturgia ainda é imbatível.

'A Força do Querer': Ivana se apavora ao presenciar acidente com namorado. Vídeo:
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade