Nem 'Tieta', nem 'Vale Tudo'! Há 40 anos, Globo lançava novela que 'matou' cinemas, esvaziou restaurantes e deu até pique em hidrelétrica: 'Nunca se viu...'
O sucesso de audiência da novela 'Roque Santeiro', lançada em junho de 1985, fez cinemas notarem queda no número de espectadores. Restaurantes também esvaziaram e ligações interurbanas despencaram
Considerada por muitos como uma das maiores novelas de todos os tempos em seus quase 75 anos, "Roque Santeiro" estreou há praticamente 40 anos, em 24 de junho de 1985. Por 209 capítulos, o público conheceu a história censurada em 1975 sobre um falso mártir e milagreiro dado como morto na invasão de uma cidade do interior por uma gangue de bandidos.
José Wilker puxava o elenco que reunia Lima Duarte, Regina Duarte, Lídia Brondi - hoje afastada da TV e na época em de seus maiores papéis -, Claudio Cavalcanti, Ary Fontoura, Lucinha Lins, Tony Tornado e Ruy Resende - atualmente morador do Retiro dos Artistas - só para citar alguns. Detentora de audiência explosiva do início ao fim, "Roque Santeiro" acabou mudando os hábitos da vida noturna em sua primeira exibição.
Se você não sabia, o Purepeople te conta.
"Os cinemas e teatros estão vazios, as chamadas telefônicas interurbanas e o serviço-despertador diminuem 90%, as entregas de remédios a domicilio praticamente deixam de ser feitas (em uma determinada farmácia, de 200 para 40 telefonemas/hora), dizia o início de matéria de 8 de outubro de 1985 do "Jornal do Brasil" citando alguns hábitos abandonados em quatro décadas A essa altura, em Asa Branca, fictícia cidade onde corria a história, Roque já havia surpreendido Sinhozinho Malta e companhia com seu "retorno do mundo dos mortos".
Até mesmo na usina de Furnas, "Roque Santeiro" provocou um abalo em decorrência de um piq...
Matérias relacionadas