Morre Ione Borges, ex-apresentadora do 'Mulheres'
A apresentadora tinha 73 anos e contrato vitalício com a TV Gazeta
Ione Borges, apresentadora de décadas da TV Gazeta de São Paulo, morreu na madrugada desta segunda-feira, 24.
A morte, confirmada pela Fundação Casper Líbero à revista Quem, foi causada por uma insuficiência respiratória, segundo o G1.
O velório acontece ainda nesta segunda-feira, no Funeral Velar Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, das 16h às 20h.
A trajetória de Ione Borges
Com contrato vitalício na TV Gazeta, Ione estava afastada da televisão desde 2010 por problemas nas cordas vocais, voltando em 2014, para cobrir ausência de Ronnie Von, e em 2020, em edição especial de 40 anos do programa Mulheres, que apresentou ao lado de Troiano por 15 anos.
Além de Mulheres, Ione comandou outras atrações da TV Gazeta, incluindo Pra Você, Manhã Gazeta e seu talk show Ione. A apresentadora ficou marcada na história da emissora, onde ficou por mais de 30 anos.
"Ícone da televisão brasileira e rosto inconfundível da TV Gazeta por décadas, Ione construiu um legado de profissionalismo e pioneirismo no segmento feminino e de variedades", disse a FCL em uma nota de pesar. "Sua presença diária nos lares brasileiros marcou gerações, especialmente à frente do programa Mulheres, o qual comandou nas décadas de 1980 e 1990 formando uma dupla inesquecível ao lado de Claudete Troiano."
Em seu Instagram, Troiano se despediu de Ione, sua dupla por mais de 15 anos. "Hoje me despeço com o coração apertado, mas cheio de gratidão. Obrigada, minha linda e eterna parceirinha. Você segue viva na minha memória, no meu carinho e na história da nossa comunicação", escreveu a apresentadora em postagem que traz fotos das duas.
View this post on Instagram
Nascida em 15 de dezembro de 1951 e formada em jornalismo, Ione Borges iniciou sua carreira na televisão na década de 1960, atuando em novelas como Meu Pedacinho de Chão, de Benedito Ruy Barbosa, e participando de programas de auditório. Modelo e estilista, ela chegou a ter uma coluna semanal no programa Clarice Amaral em Desfile.
A grande oportunidade de Ione veio em 1980, quando começou a apresentar o Mulheres. Ao lado de Claudete Troiano, formou uma duradoura parceria, com a dupla sendo apelidada de "As Parceirinhas" pelos espectadores. Ela deixou o programa em 1999 para comandar Ione, seu próprio talk show, que durou três anos no horário nobre da TV Gazeta.
Ela voltou a trabalhar com Troiano em 2009, no Manhã Gazeta, mas deixou o programa em 2010 para cuidar da saúde.