PUBLICIDADE

Entenda como funciona o concurso Miss Universo

Compartilhar

Antes de subir ao palco do Credicard Hall, em São Paulo, para brigar pela coroa, cetro e faixa de Miss Universo, cada uma das 89 garotas que disputam o título este ano teve uma longa trajetória com muitas entrevistas, provas de maiô, desfiles com roupas de gala e roupas típicas pelo caminho. Primeiro, a mulher que deseja ser escolhida como a mais bela de todo o universo tem que ser eleita por um concurso de beleza em sua cidade. Se isso acontecer, o município que ela representa pode indicá-la para a competição do Estado correspondente.

Nos concursos estaduais, a disputa é mais acirrada e as exigências em muito se assemelham ao Miss Brasil. A Miss São Paulo, por exemplo, não pode ter sido fotografada ou filmada inteiramente despida - isso também vale para o Miss Brasil e Miss Universo - nem em cenas de sexo explícito. Caso a miss esconda a verdade, e, depois de eleita, algo fora das regras for descoberto, ela pode perder a coroa. No Brasil, isso aconteceu com Joseane Oliveira, Miss Brasil em 2002. Ela foi destronada em 2003 por ter mentido para a organização sobre seu estado civil: era casada, o que é proibido no regulamento.

Vencida a etapa estadual, tem início a nacional. Cada uma das postulantes ao cargo, que já foi ocupado por Vera Fischer e pela apresentadora Renata Fan, representa um dos 26 estados e o Distrito Federal. Apesar de existirem muitos concursos de beleza nacionais, é a vencedora do Miss Brasil existente desde 1954 que tem a chance de fazer parte do Miss Universo.

Depois de tantas exaustivas fases, a mulher considerada a mais bonita e elegante do País segue para o concurso internacional. As competidoras devem ter no mínimo 18 anos e no máximo 27 anos, completos até 1º de fevereiro do ano do concurso. Outra regra interessante é que só se pode participar do concurso uma única vez - ou seja, só existe uma chance para se tornar a mais bela do universo. As postulantes nunca podem ter engravidado, ter filhos, ter sido nem serem casadas. A justificativa dada pela organização do Miss Brasil, é que as vencedoras assumem um número grande de compromissos e viagens e o ideal é que elas não tenham vínculo familiar.

Priscila Machado é a Miss Brasil 2011
Priscila Machado é a Miss Brasil 2011
Foto: Cassiano Grandi / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade