PUBLICIDADE

Miriam Leitão critica Lula por ignorar mulheres para cargos de poder: “retrocesso”

Ícone do jornalismo de esquerda, comentarista assume papel importante ao dar mais pluralidade à GloboNews

28 nov 2023 - 11h25
Compartilhar
Exibir comentários

Demonizada pela direita por ser abertamente de esquerda desde a luta contra a ditadura, Miriam Leitão desempenha papel relevante no jornalismo da Globo e GloboNews ao fazer críticas fundamentadas contra Lula e seu governo. 

No ‘Conexão’, a veterana argumentou a respeito da escolha de Paulo Gonet para a PGR e a indicação de Flávio Dino ao STF. “É uma distorção da democracia ter tantos homens brancos no comando de todos os espaços de poder.” 

Classificou de “retrocesso” a mais alta corte da Justiça voltar a ter somente uma mulher entre os 11 ministros, composição vista pela última vez há 17 anos. “A democracia exige que o país seja representado”, disse. 

Miriam lamentou que Lula ignore o apelo da sociedade por mais mulheres – especialmente negras – em cargos importantes. “Não é que as mulheres estão fora, elas sequer foram cogitadas”, disse. “Isso que dói.” 

Para a jornalista, não se trata de “politicamente correto nem mimimi”, e sim do descumprimento do compromisso do presidente em dar a merecida representatividade à maioria da população. Segundo o Censo, as mulheres formam 51,5% do Brasil. 

Miriam lembrou a subida da rampa do Palácio do Planalto no dia da posse, quando Lula estava cercado de perfis pouco vistos nas esferas dos Três Poderes. A esperança de vê-los em destaque no governo se transformou em frustração.

Miriam Leitão diz que Lula deveria cumprir a promessa de ampliar a representatividade da sociedade no governo
Miriam Leitão diz que Lula deveria cumprir a promessa de ampliar a representatividade da sociedade no governo
Foto: Reprodução
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade