PUBLICIDADE

Marido gay, amigo explorador, filha distante: vida da mulher mais rica vira série

Netflix mostra o glamour, a solidão, a falsidade e os esquemas criminosos em torno de madame Liliane Bettencourt

27 nov 2023 - 09h52
Compartilhar
Exibir comentários

“O dinheiro faz a pessoa perder a cabeça”, diz um entrevistado da série documental ‘A Bilionária, o Mordomo e o Namorado’, disponível na Netflix. No caso, eram os bilhões de Liliane Bettencourt, a herdeira da L’Oréal que foi a mulher mais rica do planeta. 

A produção explora um escândalo que mudou a fase final de vida da socialite e filantropa francesa. Com marido gay enrustido – dormiam em quartos separados e tiveram pouco sexo durante o casamento – e rotina monótona, ela caiu facilmente nas garras de um sanguessuga. 

No caso, o fotógrafo de celebridades François-Marie Banier, bem mais jovem e transgressor. Ele ofereceu uma nova vida à madame: festas, viagens, encontros com artistas. Em troca, a manipulava para presenteá-lo com obras de arte e dinheiro vivo. Conseguiu tirar 1 bilhão de euros, cerca de 5,5 bilhões de reais. 

O título em português da série o identifica erroneamente como ‘namorado’. Homossexual declarado, Barnier nunca passou de amigo de Liliane. Talvez ela tenha desenvolvido uma paixonite platônica pelo homem que a fez se sentir viva novamente, porém, não havia maior intimidade entre os dois. 

A dramatização feita por atores se baseia nas centenas de horas de gravações conseguidas pelo mordomo da mansão Bettencourt. Revoltado por ver a generosa patroa ser enganada, o funcionário escondia um gravador na bandeja de chá. Outro homem incriminado na história foi o consultor de finanças da bilionária. Ele também tentou tirar proveito dela. 

Os disquetes com o material explosivo foram entregues para a filha única da maior acionista da L’Oréal, Françoise Bettencourt Meyers, uma mulher avessa ao glamour, à vaidade, à agitação social e ao consumismo. A série explora as dificuldades de relacionamento entre as duas, que viveram afastadas por anos. 

Ao saber da exploração da mãe, ela acionou advogados e iniciou batalha judicial para interditar Liliane e afastar os parasitas gananciosos. Houve um efeito colateral: as escutas flagraram conversas sobre sonegação de impostos. Além disso, descobriu-se doações não oficiais – interpretadas como suborno – a políticos poderosos da França. 

No meio da confusão, Madame Bettencourt recebeu o diagnóstico de Alzheimer. Passou os últimos anos de vida em total reclusão. Apenas a filha e alguns poucos cuidadores tinham contado com ela. 

Morreu em setembro de 2017, aos 94 anos. Hoje, a fortuna herdada por Françoise, que está com 71 anos, chega a 94 bilhões de dólares (R$ 460 bilhões), segundo a revista ‘Forbes’. Ela assumiu o posto de mulher mais rica do mundo. 

‘A Bilionária, o Mordomo e o Namorado’ ressalta a diferença entre os ricos e os super-ricos, uma elite que não conhece limites para os gastos com o luxo. Destaca ainda o poder e a certeza da impunidade gerados pelo dinheiro. 

Em 3 episódios com edição ágil, a série reforça a impressão de que nenhuma quantia, por maior que seja, é capaz de garantir felicidade. Isolados por diversos medos (inclusive de risco à vida), a maioria dos bilionários padece de solidão. Não há pix que preencha o vazio existencial.

Nascida bilionária, Liliane Bettencourt foi feliz por um curto período de vida, antes de um escândalo a afastar dos holofotes
Nascida bilionária, Liliane Bettencourt foi feliz por um curto período de vida, antes de um escândalo a afastar dos holofotes
Foto: Reprodução
Acima, Liliane Bettencourt com o amigo explorador François-Marie Banier; abaixo, sua filha e única herdeira, Françoise, uma mulher sem o glamour da mãe
Acima, Liliane Bettencourt com o amigo explorador François-Marie Banier; abaixo, sua filha e única herdeira, Françoise, uma mulher sem o glamour da mãe
Foto: Reproduções
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade