'Humilhar negros': há 6 anos, Rodrigo Bocardi fez das tripas coração para se defender de acusação de racismo ao vivo
Rodrigo Bocardi completa 50 anos com algumas polêmicas que marcaram seus últimos anos na TV Globo; relembre
O jornalista Rodrigo Bocardi completa 50 anos neste domingo, 4 de janeiro de 2026, com uma trajetória profissional marcada por grande exposição na TV aberta e por episódios que geraram polêmica.
Um dos momentos mais delicados de sua carreira aconteceu em 2020, quando o então apresentador do 'Bom Dia São Paulo,' da TV Globo, foi acusado de racismo ao vivo, durante uma edição do telejornal.
O caso ocorreu em uma sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020. Na ocasião, o repórter Tiago Scheuer fazia uma entrada ao vivo diretamente de uma estação de trem, onde conversava com um jovem negro chamado Leonel.
O rapaz vestia uma camisa esportiva do Clube Pinheiros, tradicional associação esportiva de São Paulo. Ao acompanhar a conversa do estúdio, Bocardi interveio e questionou o jovem, sugerindo que ele estaria indo ao clube para 'pegar bolinhas de tênis', numa referência aos gandulas que auxiliam nas partidas.
A resposta de Leonel surpreendeu o apresentador e parte do público. Com tranquilidade, o jovem explicou que era atleta do clube e jogava polo aquático, não exercendo nenhuma função de apoio.
O momento, transmitido ao vivo, rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais, especialmente no Twitter, onde internautas passaram a acusar Bocardi de reforçar estereótipos raciais ao associar um jovem negro a um trabalho subalterno.
Um usuário foi particularmente incisivo na crítica e escreveu: "O que Bocardi fez foi humilhar negros ao rebaixar um atleta a uma profissão de serventia, também digna...
Matérias relacionadas