Flávia Alessandra deixa vaidade de lado para viver tenente em novela
A sensualidade de Flávia Alessandra, que já posou para duas capas da Playboy, não é o foco da atriz em seu próximo trabalho na TV. Na pele da determinada Érica, uma veterinária tenente da cavalaria do Exército, o excesso de maquiagem, acessórios e glamour tem passado bem distante do habitual kit básico da atriz, que estreia em uma trama de Glória Perez com Salve Jorge, próxima novela das 21h da Globo. Assim que o diretor Marcos Schechtman avisou que ela seria uma personagem completamente distinta de tudo que já havia feito, uma militar séria e disciplinada, a atriz logo retrucou: "aí você tocou na ferida, né, Schechtman? É isso que eu quero!". A atriz assegura estar fazendo uma vasta composição para a personagem.
Flávia passou quatro dias na Academia Militar das Agulhas Negras em Resende, Sul do estado do Rio de Janeiro, para um treinamento específico. Com ela, foram mais alguns atores que interpretarão militares na história, prevista para estrear em 22 de outubro. Dentre eles, estavam Fernanda Paes Leme, Murilo Rosa e Oscar Magrini. Ela acordava diariamente às 5:30 h e teve aulas de equitação, planejamento tático, corridas, direção de automóveis blindados e aulas de tiro com fuzil AR-15. "Nossa, foi uma experiência única! Mas esse universo era até um pouco familiar para mim porque meu marido é louco por filmes e seriados de guerra", destaca a atriz, citando Otaviano Costa, que também atuará na trama, mas em outro núcleo. "Preferimos trabalhar na mesma novela porque é melhor para tirarmos férias juntos", observa.
Além do treinamento específico e um aprofundamento em estudos sobre Veterinária e os regimentos do exército, Flávia também tem feito uma preparação corporal diferenciada para aguentar a ação nas gravações. "Cara, olha que eu malho pesado, mas o treinamento deles é punk", desabafa, aos risos. Fora isso, a atriz vai precisar de fôlego para enfrentar o triângulo amoroso da personagem. Na trama, Érica se envolve com o protagonista, o capitão Theo, vivido por Rodrigo Lombardi, que também se apaixona por Morena, a mocinha vivida por Nanda Costa.
"Eu pensei que a Érica fosse meio 'machinha' por ser militar, mas depois vi que no Exército, as mulheres se cuidam, são vaidosas. Tinha pensado que fosse atacar de Sigourney Weaver, mas tive de recuar", diverte-se, citando a atriz americana que ficou conhecida por interpretar a tenente Ripley no longa Alien - O 8º Passageiro. "Foi quando a Glória me disse que era o contrário desse visual andrógino. Disse que o uniforme de tenente da Érica provoca até um certo fetiche", adianta Flávia.
Mas o que mais tem cativado a atriz em todo esse preparo tem sido a relação da personagem com os animais. Após viver a andróide Naomi em Morde & Assopra, no ano passado, a atriz de 38 anos se derrete ao falar sobre a paixão da tenente pela profissão. Segundo a atriz, um dos destaques da personagem é mostrar a importância dos veterinários no Exército. "Eles cuidam dos cães, cavalos, são responsáveis pelo saneamento básico, controle da água e controle alimentar. Dizem que cuidar do estômago do soldado é importante para ganhar a guerra. Soldado que passa mal, acaba derrotado pelo inimigo", pondera, visivelmente impregnada pelos regimentos da personagem.