Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em 'Guerreiros do Sol', Nathalia Dill vive mulher com câncer de mama nos anos 1920: 'Abandonada'

Atriz fala sobre o estigma da doença e as estatísticas de rejeição e abandono de mulheres com o diagnóstico, mesmo cem anos depois

3 jun 2025 - 11h48
Compartilhar
Exibir comentários

Em Guerreiros do Sol, terceira novela original Globoplay, Nathalia Dill interpretará uma mulher com câncer de mama nos anos 1920 e 1930. Na trama, que pretende recontar o cangaço pela voz feminina, a personagem Valiana é casada com um delegado e se vê desamparada ao receber o diagnóstico.

Em coletiva de imprensa realizada na segunda, 2, a atriz explicou que, ao se preparar para o papel, buscou agregar vivências de mulheres que enfrentam a doença nos dias de hoje. Somente isso não bastou: a história é ambientada num período em que a compreensão da ciência sobre o câncer de mama era limitada.

O tratamento padrão foi a mastectomia radical até por volta da década de 1970; mais tarde, a evolução da medicina e o surgimento de novas tecnologias de diagnóstico e terapêuticas mudaram o cenário.

Nathalia Dill será Valiana em 'Guerreiros do Sol'. A personagem enfrentará um câncer de mama durante a trama.
Nathalia Dill será Valiana em 'Guerreiros do Sol'. A personagem enfrentará um câncer de mama durante a trama.
Foto: Divulgação/Globo / Estadão

A atriz, então, buscou outras fontes para desenvolver a personagem. "Fiz uma analogia com a pandemia do coronavírus. Naquela época, o câncer também foi uma doença desconhecida, sem precedentes, que ninguém sabia como pegava, se era contagiosa, como curava, ou se tinha cura", conta Nathalia.

Apesar do avanço no campo médico, a atriz destaca que as dificuldades enfrentadas por essas mulheres, como o longo tratamento e o estigma da doença, são permeadas por questões de gênero. "Infelizmente, o que não mudou foi a forma como as mulheres precisam lidar com isso. Valiana é completamente rejeitada e abandonada pelo marido, e por outros homens depois dele. Cem anos depois, ainda vivemos isso", diz.

Pesquisas divulgadas nos últimos anos corroboram essa realidade. Um levantamento de outubro de 2024 apontou que a cada 10 mulheres diagnosticadas com câncer de mama no Brasil, uma é abandonada pelo parceiro.

View this post on Instagram

A post shared by Globoplay (@globoplay)

"Na época em que estávamos gravando a novela, vimos uma infeliz coincidência no caso da Preta Gil. Uma mulher forte, de potência, que também passou por isso", lembra Nathalia.

Preta Gil foi diagnosticada com câncer de intestino em 2023. Naquele mesmo ano, revelou o divórcio do ex-marido Rodrigo Godoy, após oito anos de relação. "O casamento não superou um tratamento oncológico. Não é tão pragmático. A gente fica tentando justificar. Existem nuances em uma separação tão sofrida como foi a minha. Mas eu faço parte [da estatística]", disse a cantora na época.

Nathalia adianta que, apesar do sofrimento, a trajetória de Valiana em Guerreiros do Sol será inspiradora. "Uma coisa muito bonita que a série retrata é o depois, a volta por cima - como essa mulher pega as rédeas da própria vida", conta.

Guerreiros do Sol estreia no dia 11 no Globoplay e no Globoplay Novelas. Criada por George Moura e Sergio Goldenberg e com direção artística de Rogério Gomes, a novela é protagonizada por Isadora Cruz e Thomás Aquino, que interpretam Rosa e Josué, casal cangaceiro inspirado livremente na história de Lampião e Maria Bonita. Também estão no elenco Irandhir Santos, Alice Carvalho, Alinne Moraes, José de Abreu, Alexandre Nero, Marcélia Cartaxo, Rodrigo Garcia e mais nomes de peso.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade