Diretora da Band alivia postura de repórter que empurrou jornalista da Record ao vivo: 'príncipe'
Jornalistas se desentenderam enquanto estavam ao vivo fazendo uma entrevista sobre o mesmo caso
Repórter da Band empurra jornalista da Record durante cobertura ao vivo, gerando repercussão e notas de repúdio das emissoras; ambos se manifestaram sobre o incidente.
Rosana Saad, diretora da Band e esposa de Ricardo Saad, um dos donos da emissora, declarou apoio ao repórter do canal Lucas Martins. Martins empurrou a jornalista da Record Grace Abdou durante uma reportagem.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Lucas, você é um príncipe, mais de 20 anos trabalhando ao vivo no estresse e hoje acabou puxando a repórter pelo braço", escreveu Rosana nos comentários de uma publicação do portal LeoDias sobre a confusão.
"Se desculpou e certeza que a repórter aceitará, pois já aconteceu ao contrário. Você tem nossa compreensão", acrescentou a diretora.
O que aconteceu?
Os dois jornalistas se desentenderam enquanto estavam ao vivo fazendo uma entrevista sobre o mesmo caso na tarde de terça-feira, 1º.
Grace Abdou falava com duas entrevistadas quando Lucas Martins chegou por trás dela, a agarrou pelos braços e a empurrou para fora do caminho. Ela se assustou e questionou a atitude do colega, que foi filmada pelo cinegrafista da Record.
O vídeo que mostra o momento do empurrão viralizou nas redes sociais, e provocou revolta entre os internautas, que prestaram solidariedade a Grace. Durante a noite, ela publicou Stories no Instagram para agradecer o apoio e se manifestar sobre a situação. A jornalista compartilhou uma série de vezes o vídeo em que ela é empurrada por Lucas.
Ela estava fazendo uma reportagem ao vivo para o programa Cidade Alerta (Record), e no momento em que aparece sendo tirada do caminho por Lucas, o apresentador Reinaldo Gottino a defendeu: "O cara jogou a repórter longe. Nossa repórter está indo à delegacia depois dessa agressão covarde que aconteceu agora há pouco na cobertura de um caso".
Após o caso, Lucas Martins se manifestou ao vivo no programa Brasil Urgente (Band). Ele não justificou a ação e pediu desculpas por sua postura, que chamou de inaceitável.
"Pedi para voltar ao ar porque, na disputa por espaço, tive uma atitude inaceitável. Empurrei a repórter da Record, a Grace Abdou, colega de muitos anos. Cabem poucas explicações, não há motivos que justifiquem. Estava buscando espaço e empurrei. Repito, isso é inaceitável. Aproveito para pedir desculpa publicamente para a Grace. Um episódio lamentável. Por isso fiz questão de voltar aqui".
O que dizem as emissoras?
Em nota oficial, a Record condenou o ato. Leia a seguir:
“A RECORD condena veementemente a agressão praticada pelo repórter da Band, Lucas Martins, ocorrida na tarde desta terça-feira, 01 de julho, contra nossa repórter Grace Abdou. O boletim de ocorrência foi registrado e medidas judiciais cabíveis serão tomadas”.
A Band reforçou que preza pelo respeito entre profissionais da imprensa, e que não compactua com a atitude do repórter, que foi advertido. Leia:
“A Band vem a público reafirmar seu compromisso, ao longo de seus 58 anos de história, com o respeito mútuo entre os profissionais da imprensa. A emissora sempre valorizou e respeitou a atuação das mulheres, que ocupam espaços de destaque nas redações e demais setores.
A empresa não compactua com o episódio envolvendo o repórter Lucas Martins e a jornalista Grace Abdou, da Record TV. Ressaltamos que Lucas possui uma extensa trajetória profissional na Band, sem registros de condutas semelhantes. Ele foi advertido e já se retratou publicamente em relação ao ocorrido.
A Band se coloca à disposição da jornalista e da Record TV com o sincero desejo de que o episódio seja superado e situações como essa não se repitam.”
-rl8ejvh7k02r.jpg)