Denise Fraga volta à TV em seriado interativo
- CAROL CAMPANHARO
- Rio de Janeiro
Denise Fraga teve que aprender a usar as ferramentas do mundo virtual para estrear, domingo (4), após o Fantástico, seu novo programa, Norma, que terá formato interativo. "Já me perguntaram: É você decide? Não, não é. Não é 'qual o final que você quer?' Em Norma, tudo fica meio móvel. A plateia funciona de verdade e altera as próximas cenas. Mas não tem um final fechado. É uma grande discussão aberta", analisa a atriz.
Norma (Denise Fraga) e o ex-marido Cláudio (Cássio Gabus Mendes)Na atração, Denise é a personagem-título, uma pesquisadora do cotidiano e mãe de uma adolescente de 16 anos, que vive sem grandes emoções, acostumada com a monotonia de um casamento já sem fôlego. Com direção de Luiz Villaça (marido da atriz) e roteiro de Maurício Arruda, o primeiro episódio fala de separação.
"A intensão é conversar temas sobre os quais todo mundo tem uma opinião formada. Todo mundo sabe o que dizer de consumismo, ciúmes, felicidade, separação. Nós queremos fazer aflorar opiniões naquela mulher que está em casa, sentada no sofá", explica Denise. O elenco conta também com Cássio Gabus Mendes (o ex-marido Cláudio), Eva Wilma (a ex-sogra) e Samya Pascotto (a filha).
A novidade do programa é a interação com o público. No Instituto de Pesquisas que Norma trabalha, uma plateia participa dos capítulos dando palpites sobre as atitudes da personagem. "No meio do programa, Norma tira o óculos e vira Denise Fraga, perguntando a opinião da plateia", adianta a atriz.
Além disso, depois que for ao ar, a atração continua na Internet com debates sobre os futuros temas. "O que é importante dizer é que esse é um programa da TV aberta. Ele funciona independente da internet. Quem não tem contato com computador, nem quer ter, vai ter seu capítulo fechadinho ali e entender tudo. Os espectadores podem enviar vídeos, sugerir debates e participar ao vivo do programa, por meio de telas instaladas no cenário".