Criador de 'Lost' fala o sobre sobre sua relação com a série
Lost foi uma dos maiores sucessos da TV americana desde 2004, quando estreou propondo uma séries de mistérios em torno da ilha onde o voo 815 da Oceanic caiu. Fazem parte do enredo elementos sobrenaturais, de ficção científica e filosofia. Conquistou fã ao redor do mundo, criando uma legião de "Lost-maníacos".
A série teve uma audiência que variou entre 11 a 23 milhões de espectadores ¿ número que certamente é maior considerando outros 160 países onde estima-se que a série tenha sido exibida. Os dados são da revista Vanity Fair, que fez uma entrevista especial com o Damon Lindelof, criador, roteirista e produtor-executivo de Lost.
Damon Lindelof disse à revista que, mesmo sendo o criador desse monstro, também sofre das mesma ansiedade dos expectadores sobre as últimas abordagens e como os mistérios irão se resolver, principalmente por ser o criador do dessa bola de neve que o seriado se transformou.
O roteirista afirma que sonha com série, principalmente que está fazendo um episódio ruim e que é preciso consertá-lo. Ele diz que no sonho, há uma série de coisas que ele se pergunta o que é. Outro sonho recorrente é que ele contracena com os atores e que há uma indefinição se eles estão no episódio ou não.
Damon afirma que não é possível fazer um final que agrade a todos. E essa também não é a intenção. Ele e os outros roteiristas optaram por fazer algo que não fosse seguro desde o começo. Ele também diz que esse é o momento definidor de sua carreira criativa, e que qualquer coisa que ele fizer depois de Lost poderá tirar da série a o lugar de maior destaque em, seu obituário.
Sobre a "mitologia Lost", Damon diz que ela é 10 ou 15 por cento da série, e que o principal são os personagens. De acordo com ele, os personagens sabem quais são seus problemas, e que a ilha é uma oportunidade que todo ser humano procura de mudar algo em si mesmo.
O último episódio de Lost vai ar dia 25 de maio no canal ANX, a partir das 22h.
O Terra exibe nesta terça-feira (25), logo após a TV fechada, o último episódio de Lost. O capítulo final da série ficará disponível por sete dias, on demand, no Terra TV. A previsão é que mais de um milhão de expectadores assistam ao episódio durante o período. O Terra é o único portal no país que disponibiliza, gratuitamente, todas as temporadas completas de Lost.